sexta-feira, 23 de abril de 2021

Inimigo Público nº 1 - Partes 1 e 2

 


Inimigo Público nº 1 (L'instinct de Mort, França / Canadá / Itália, 2008) – Nota 7
Direção – Jean François Richet
Elenco – Vincent Cassel, Cécile de France, Gerard Depardieu, Gilles Lellouche, Roy Dupuis, Elena Anaya, Ludivine Sagnier, Florence Thomassin, Michel Duchaussoy, Myriam Boyer.

Após servir como soldado na Guerra Civil da Argélia em 1959, Jacques Mesrine (Vincent Cassel) volta para a casa dos pais na França. Mesmo sendo de uma família de classe média e com um emprego que o pai conseguiu, Jacques decide se unir aos bandidos Paul (Gilles Lellouche) e Guido (Gerard Depardieu) para assaltar casas e cometer outros crimes. É o início de uma carreira criminosa que seguiria por quase duas décadas. 

Esta é a primeira parte desta caprichada produção francesa que explora a vida do bandido Mesrine entre 1959 e 1969. O roteiro detalha os amores de Mesrine, as alianças e os crimes, seguindo o rastro do personagem da França aos Estados Unidos e posteriormente até o Canadá. 

Por ser uma história longa e recheada de acontecimentos, esta primeira parte tem uma narrativa com situações e passagens do tempo desenvolvidas de forma um pouco atropelada, sem muita explicação. Este problema diminui na parte final quando o personagem chega ao Canadá. Esta fase de sua vida é detalhada um pouco melhor.

Inimigo Público nº 1 – Parte 2 (L'ennemi Public n°1, França / Canadá, 2008) – Nota 7,5
Direção – Jean François Richet
Elenco – Vincent Cassel, Ludivine Sagnier, Mathieu Amalric, Samuel Le Bihan, Gerard Lanvin, Olivier Gourmet, Georges Wilson, Michel Duchaussoy.

Nesta segunda parte, o roteiro detalha da vida do criminoso francês Jacques Mesrine nos anos setenta. Ao voltar para França, Mesrine recomeça a carreira de assaltante que novamente o leva para cadeia, onde ele conhece François Bessa (Mathieu Amalric), que se torna seu parceiro de fuga e de outros crimes. 

Diferente da primeira parte que pelo excesso de situações tinha uma narrativa picotada, esta sequência detalha melhor os acontecimentos. A passagem pela cadeia, a relação com parceiros do crime, com a nova amante (Ludivine Sagnier) e a tentativa de querer ser visto como um revolucionário são pontos bem desenvolvidos. As sequências de ação e violência também são destaque, assim como a forte interpretação de Vincent Cassel. 

São dois filmes bem interessantes, indicados para quem gosta de tramas policiais.

Nenhum comentário: