terça-feira, 20 de abril de 2021

Falcão, o Campeão dos Campeões & Caminhoneira

 


Falcão, o Campeão dos Campeões (Over the Top, EUA, 1987) – Nota 6
Direção – Menahem Golan
Elenco – Sylvester Stallone, Robert Loggia, David Mendenhal, Susan Blakely.

Após dez anos afastado de seu filho Michael (David Mendenhal), o caminhoneiro Lincoln Hawk (Sylvester Stallone) tenta se reconciliar com o adolescente quando sua ex-esposa (Susan Blalely) morre. 

Enquanto tenta ganhar a vida em viagens rodoviárias, Lincoln precisa também conquistar a confiança do filho. A chance de mudar de vida é vencer um torneio de braço-de-ferro em Las Vegas, conseguindo dinheiro e assim tentar vencer a disputa jurídica com o avô (Robert Loggia) que deseja ficar com Michael. 

O falecido diretor israelense Menahem Golan e o astro Sylvester Stallone tentaram emplacar este longa repleto de clichês misturando drama e ação. Como não era uma trama policial ou aventura, a saída foi inserir no roteiro o inusitado torneio de braço-de-ferro disputado por brutamontes. 

O filme fracassou nas bilheterias, mas ganhou até um certo ar de cult para os fãs de Sly. É um longa que tem a cara dos anos oitenta, incluindo o final apoteótico.

Caminhoneira (Trucker, EUA, 2008) – Nota 6,5
Direção – James Mottern
Elenco – Michelle Monaghan, Nathan Fillion, Benjamin Bratt, Joey Lauren Adams, Jimmy Bennett.

Diane (Michelle Monaghan) trabalha como caminhoneira, levando uma vida livre. Quando seu ex-marido (Benjamin Bratt) adoece e a atual esposa dele (Joey Lauren Adams) fica com a vida complicada, Diane é obrigada a cuidar de seu filho pré-adolescente Peter (Jimmy Bennett). 

Ela deixou o garoto com o ex-marido por vontade própria. O reencontro será doloroso, mas também uma chance de ter uma relação de verdade com o menino. 

O ponto principal do roteiro são os altos e baixos no relacionamento entre mãe e filho. A protagonista esconde medos e frustrações atrás de palavras duras e atitudes egoístas. 

O filme tem algumas boas sequências na estrada durante uma viagem de caminhão e outras mais fortes voltadas para o drama. 

É um filme correto, com emoções até certo ponto sóbrias e resultado mediano.

Nenhum comentário: