terça-feira, 13 de abril de 2021

Mank

 


Mank (Mank, EUA, 2020) – Nota 6
Direção – David Fincher
Elenco – Gary Oldman, Amanda Seyfried, Lily Collins, Tom Pelphrey, Arliss Howard, Tuppence Middleton, Joseph Cross, Monika Gossmann, Toby Leonard Moore, Tom Burke, Charles Dance.

Los Angeles, 1940. Após sofrer um acidente, o roteirista Herman “Mank” Mankiewicz (Gary Oldman) é levado para uma casa numa região rural para terminar o roteiro de “Cidadão Kane”, longa que se tornaria clássico. 

Alcoólatra e extremamente crítico, Mank enfrenta uma relação de conflitos com Orson Welles, que espera a finalização do roteiro para filmar o longa. Em paralelo, vemos em flashbacks pontos importantes da vida pessoal e da carreira de Mank durante os anos trinta. 

Baseado numa história real, este longa dirigido por David Fincher tem uma produção caprichada e uma bela fotografia em preto e branco, porém peca pela narrativa cansativa e os diálogos cínicos que mesmo explorando os bastidores de Hollywood parecem mais uma comédia involuntária. 

Vejo um certo exagero neste estilo da narrativa e nas atitudes do protagonista, que por seu lado é o destaque principal na ótima interpretação de Gary Oldman. A sequência do jantar na casa do magnata da imprensa William Randolph Hearst (Charles Dance) chega a ser bizarra com o “show” dado pelo protagonista. 

Gosto muitos dos trabalhos de Fincher, mas infelizmente este me decepcionou.




2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Comecei a ver, não entendi nada e desisti no meio do caminho.
É só para os muito entendidos.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Mesmo conhecendo um pouco dos bastidores do cinema, achei este filme cansativo.

Bjs