terça-feira, 5 de julho de 2011

Cortina de Fumaça & Sem Fôlego


Cortina de Fumaça (Smoke, EUA / Alemanha / Japão, 1995) – Noa 7,5
Direção – Wayne Wang & Paul Auster
Elenco – William Hurt, Harvey Keitel, Forest Whitaker, Harold Perrineau Jr, Stockard Channing, Jared Harris, Giancarlo Sposito, Ashley Judd, Victor Argo, Erica Gimpel, Jose Zuniga, Malik Yoba.

Em Nova York no ano de 1990, Auggie Wren (Harvey Keitel) é o dono de uma tabacaria freqüentada por diversos personagens, entre eles o escritor Paul Benjamin (William Hurt), que após a morte da esposa não mais conseguiu lançar um livro. A vida de Paul muda quando é salvo por Rashid Cole (Harold Perrineau Jr) antes de ser atropelado. O fato dá início a uma relação de amizade entre o escritor e o jovem que pretende conhecer o pai, Cyrus (Forest Whitaker) que é dono de uma decadente oficina mecânica. A vida de Auggie também muda quando reaparece em sua vida a ex-namorada Ruby (Stockard Channing), alegando que eles tem uma filha (Ashley Judd) que é viciada em drogas. 

O diretor Wayne Wange se juntou ao escritor Paul Auster para filmar o roteiro deste filme sobre pessoas comuns que convivem ao redor de um local, a tabacaria de Auggie, onde praticamente todos os personagens fumam e tentam resolver seus problemas da melhor forma possível.

O destaque são as atuações simples, como a amizade entre os personagens de William Hurt e Harvey Keitel, além do simpático papel de um Harold Perrineau Jr (o Michael de “Lost”) ainda quase adolescente.

O longa lembra as simpáticas produções de Jim Jarmusch, que por sinal trabalha como ator em “Sem Fôlego”, uma espécie de continuação filmada logo em seguida.


Sem Fôlego (Blue in the Face, EUA, 1995) – Nota 6,5
Direção – Wayne Wang & Paul Auster
Elenco – Harvey Keitel, Lou Reed, Giancarlo Esposito, Victor Argo, Jim Jarmusch, Roseanne, Jared Harris, Mel Gorham, Lily Tomlin, Malik Yoba, Michael J. Fox, Jose Zuniga, Mira Sorvino, Keith David, Madonna, John Lurie, Stephen Gevedon.

Após finalizar as filmagens de “Cortina de Fumaça”, a dupla Wang/Auster filmou em seguida em apenas cinco dias e utilizando os mesmos cenários, o longa “Sem Fôlego”, uma grande brincadeira que homenageia o bairro do Brooklin, local onde fica a tabacaria de Auggie (Harvey Keitel). 

Desta vez Auggie precisa acalmar uma namorada temperamental (Mel Gorham) e uma amiga (Roseanne) que namora o dono do imóvel onde fica a tabacaria, o veterano Vinnie (Victor Argo) que deseja vender o edifício. 

Enquanto isso diversos personagens incomuns desfilam na tela, os desocupados, o malandro, o músico John Lurie e sua banda e tendo como destaques o diretor Jim Jarmusch num engraçado diálogo sobre cigarros com o personagem de Harvey Keitel e o cantor Lou Reed falando sobre como é viver no Brooklin. Temos ainda as pequenas e engraçadas participações de Madonna e Michael J. Fox. Um divertido e desprentensioso exercício de amor ao Brooklin.


Nenhum comentário: