segunda-feira, 3 de abril de 2023

Nicarágua: Liberdade Exilada

 


Nicarágua: Liberdade Exilada (Brasil, 2023) – Nota 9
Direção – Andhrey Ferreira
Documentário

Este é com certeza o documentário mais emocionante produzido pela Brasil Paralelo ao focar na triste situação em que vive a população da Nicarágua. 

O roteiro detalha a história do país desde 1937 quando se iniciou a ditadura de Anastasio Somoza, passando pelos governos de seus dois filhos até 1979 quando a chamada Revolução Sandinista levou ao poder outro ditador, o militar Daniel Ortega. Deste período até hoje, somente de 1990 a 2006 o país teve presidentes eleitos, mesmo com uma frágil democracia. 

Ao voltar ao poder em 2007, Ortega aparelhou todas as esferas do Estado e aos poucos implantou uma forte política de perseguição aos opositores, prendendo diversos candidatos e chegando nos dias atuais a expulsar padres e freiras católicas do país. 

O documentário mostra todo este terrível processo que colocou a Nicarágua no mesmo caminho da tragédia comunista/socialista de países como Cuba e Venezuela. Os depoimentos de diversas pessoas que vivem no exílio deixam claro a dor e o sofrimento que as famílias do pais está passando e aparentemente sem uma solução à vista.

Nenhum comentário: