sexta-feira, 7 de abril de 2023

A Maior História de Todos os Tempos

 


A Maior História de Todos os Tempos (The Greatest Story Ever Told, EUA, 1965) – Nota 7
Direção – George Stevens
Elenco – Max Von Sydow, Charlton Heston, Dorothy McGuire, Michael Anderson Jr., Carroll Baker, Ina Balin, Pat Boone, Victor Buono, Richard Conte, Van Heflin, José Ferrer, Martin Landau, David McCallum, Roddy McDowell, Sal Mineo, Nehemiah Persoff, Donald Pleasence, Sidney Poitier, Claude Rains, Telly Savalas, Shelley Winters, John Wayne.

Esta megaprodução que custou na época a fortuna de vinte milhões de dólares conta a vida de Jesus Cristo desde o nascimento até a ressurreição. 

A versão original lançada nos cinemas na época tinha quatro horas e vinte minutos, sendo que eu vi uma versão menos longa de três horas e quinze minutos, o que mesmo assim deixa o filme cansativo em vários momentos. Por outro lado, a produção é sensacional levando em conta a época, assim como a história que é muito bem detalhada. 

O elenco repleto de famosos é outro destaque, apesar de algumas atuações passarem do ponto no estilo teatral. Os melhores são Charlton Heston como João Batista e o ainda vivo e na ativa aos noventa anos de idade David McCallum interpretando Judas. É curioso ver o ótimo e recentemente falecido Max Von Sydow com seus cabelos tingidos de negro para interpretar Jesus Cristo. 

Vale citar que o diretor George Stevens comandou outros clássicos como “Os Brutos Também Amam”, “Um Lugar ao Sol” e também o bastante longo na duração “Assim Caminha a Humanidade”. Aqui Stevens teve a ajuda de outros dois grandes diretores que dirigiram algumas sequências. O inglês David Lean e o americano Jean Negulesco não receberam créditos pela participação na direção.

Nenhum comentário: