quarta-feira, 12 de abril de 2023

Navalny

 


Navalny (Navalny, EUA, 2022) – Nota 8
Direção – Daniel Roher
Documentário

Em agosto de 2020, o candidato a presidência da Rússia Alexei Navalny, que era forte opositor do governo de Vladimir Putin foi envenenado em uma viagem à Sibéria, mas conseguiu sobreviver. Este documentário detalha como Nalvany se tornou um dos grandes inimigos do governo russo e também sua luta para provar que foi envenenado. 

O documentário vai além das questões políticas defendidas por Navalny, o ponto principal é mostrar como a Rússia ainda é um país dominado por um governo que aproveita do capitalismo, mas que trata opositores e protestos com a mão de ferro do regime comunista a qual Putin foi um oficial no final da antiga União Soviética. 

Com a mídia independente esmagada pelo governo, protestos sendo repelidos a força e com canais oficiais espalhando mentiras, a Rússia é um reflexo de um regime opressor que se espalha por muitos países, em que a vontade do povo é ignorada, a fraude e a corrupção são comuns e os grandes veículos de mídia são repetidores das mentiras oficiais. 

Além do conteúdo extremamente atual, o documentário tem uma ótima montagem e uma narrativa que lembra um thriller de suspense em vários momentos.

Nenhum comentário: