sexta-feira, 28 de abril de 2023

A Noite dos Arrepios, A Casa de Cera & Grito de Horror

 


A Noite dos Arrepios (Night of the Creeps, EUA, 1986) – Nota 7
Direção – Fred Dekker
Elenco – Jason Lively, Steve Marshall, Jill Whitlow, Tom Atkins, Steve Marshall.

Um artefato colocado em órbita por uma nave alienígena chega à Terra e libera parasitas que entram pela boca das pessoas as transformando em zumbis assassinos. Um grupo de adolescentes e um policial tomam a frente na luta para tentar impedir o apocalipse. 

Este filme B de terror é quase um clássico cult do gênero dos anos oitenta. O diretor e roteirista Fred Dekker usou os clichês do gênero como inspiração, tanto nas sequências de terror quanto nos personagens. Temos os nerds que se transformam em heróis, o engraçadinho, o policial traumatizado, zumbis assassinos e até um maluco que fugiu do hospício matando pessoas com um machadinha. 

A escolha de situar a história nos anos cinquenta é outro acerto, destacando até mesmo o figurino de época e os carros que parecem de uma produção mais cara. É um daqueles filmes que os fãs de terror dos anos oitenta tem a obrigação de conferir.

A Casa de Cera (House of Wax, Austrália / EUA, 2005) – Nota 6
Direção – Jaume Collet Serra
Elenco – Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray, Jared Padalecki, Paris Hilton, Brian Van Holt, Jon Abrahams, Robert Ri’chard.

Um grupo de jovens viajando de carro para ver um jogo de futebol universitário decide acampar em uma floresta a noite. Um problema no carro pela manhã faz os jovens procurarem ajuda. Eles encontram uma decadente cidade com um sinistro museu de cera, sem imaginar o terror que os espera. 

Este longa mistura as premissas de “Pânico na Floresta” com o clássico B dos anos cinquenta “Museu de Cera” para entregar uma série de sequências sangrentas. Como é comum neste tipo de longa, as atuações são ruins e a trama totalmente previsível. O destaque fica mesmo para o museu de cera e a criativa sequência final.

Grito de Horror (The Howling, EUA, 1981) – Nota 6,5
Direção – Joe Dante
Elenco – Dee Wallace, Dennis Dugan, Patrick MacNee, Christopher Stone, Kevin McCarthy, John Carradine, Slim Pickens, Robert Picardo.

A jornalista Karen White (Dee Wallace) arrisca sua vida ao marcar uma entrevista com um serial killer (Robert Picardo) e termina salva pela policia. Totalmente abalada, ela e o marido Bill (Christopher Stone) decidem passar um tempo em uma clínica numa região isolada. O local que seria para um tratamento, na verdade esconde um terrível segredo. 

Este terror dirigido por Joe Dante (“Gremlins”) em início de carreira segue o estilo dos filmes B do gênero, misturando suspense, personagens bizarros e sangue, além de algumas pitadas de comédia. 

Mesmo sendo um filme de baixo orçamento, os efeitos especiais são criativos, algo comum nos filmes de terror dos anos oitenta. O sucesso do longa rendeu sete sequências com qualidade bastante inferior, também algo habitual na época.

Nenhum comentário: