terça-feira, 25 de abril de 2023

Matar Para Viver & The Way of the Gold

 


Matar Para Viver (The River’s Edge, EUA, 1957) – Nota 6
Direção – Allan Dwan
Elenco – Ray Milland, Anthony Quinn, Debra Paget, Harry Carey Jr..

Um violento criminoso (Ray Milland) encontra sua ex-amante (Debra Paget) vivendo com um simples rancheiro (Anthony Quinn) no deserto do Nova México. O retorno do sujeito mexe com a mulher, que força o marido a ajudar o criminoso a atravessar a fronteira. 

Este drama com toques de violência e suspense envelheceu bastante no formato e nas interpretações. O roteiro explora o habitual triângulo amoroso comum em filmes noir da época entregando algumas sequências de violência que hoje não convencem. 

Destaque para os astros Ray Milland e Anthony Quinn e para a beleza de Debra Paget, que abandonou a carreira em meados dos anos sessenta e que ainda está viva.

The Way to the Gold (The Way to the Gold, EUA, 1957) – Nota 6
Direção – Robert D. Webb
Elenco – Jeffrey Hunter, Sheree North, Barry Sullivan, Walter Brennan, Neville Brand.

Pouco antes de ganhar liberdade, o condenado Joe Mundy (Jeffrey Hunter) recebe a informação de um velho presidiário que detalha o local onde está escondida uma fortuna em ouro. Joe viaja para o Arizona em busca do ouro, porém é seguido por um criminoso (Neville Brand), filho de outro sujeito que participou do roubo mas que foi enganado pelo velho condenado. 

O roteiro segue o estilo das tramas sobre ganância em que personagem algum é honesto. As sequências mais fortes são brigas, com destaque negativo para o protagonista fraco vivido por Jeffrey Hunter que apanha varias vezes do bandido interpretado por Neville Brand, ator que era especialista neste tipo de papel.

Nenhum comentário: