sábado, 22 de outubro de 2016

Show Me a Hero

Show Me a Hero (Show Me a Hero, EUA, 2016) – Nota 8
Direção – Paul Haggis
Elenco – Oscar Isaac, Carla Quevedo, Catherine Keener, Alfred Molina, James Belushi, Jon Bernthal, Bob Balaban, Natalie Paul, Ilfenesh, Hadera, LaTanya Richardson Jackson, Peter Riegert, Terry Kinney, Clarke Peters, Saverio Guerra, Stephen Gevedon, Bruce Altman, Josh Salatin.

Em 1987, um juiz federal (Bob Balaban) dá ganho de causo a uma organização que obriga a cidade de Yonkers em Nova York a construir casas populares em bairros de classe média. A cidade ainda está dividida em bairros de brancos no subúrbio e regiões com apartamentos para negros, locais conhecidos como projetos. 

Com medo da violência e do tráfico de drogas migrar para seus bairros, parte da população pressiona o prefeito Martinelli (James Belushi) a recorrer da decisão ao Supremo Tribunal. Percebendo que a cidade está dividida, o vereador Nick Wasicsko (Oscar Isaac), que é ex-policial, decide concorrer ao cargo nas eleições. Ele vence Martinelli, sem imaginar o inferno que terá de enfrentar por causa da decisão a favor da construção das casas. 

Esta minissérie produzida pela HBO em seis capítulos é baseada em uma história real que detalha as consequências da decisão judicial para os políticos e para parte da população de Yonkers num período de seis anos. 

A narrativa tem como história principal a saga de Wasicsko, focando em sua carreira política e no seu casamento com Nay (Carla Quevedo). Wasicsko foi o prefeito mais novo da história dos Estados Unidos. Ele tinha apenas vinte e oito anos quando foi eleito e era considerado uma esperança de renovação política num meio em que os conchavos e a corrupção é algo comum. 

O roteiro segue outras pequenas histórias de pessoas negras e latinas que vivem nos projetos e que seriam as beneficiadas com as moradias populares. Outra personagem importante é interpretada por Catherine Keener, que a princípio se mostra contra o projeto, mas que aos poucos procura entender melhor a situação. 

Um ponto interessante é a proposta do arquiteto Oscar Newman interpretado por Petet Riegert. Seu plano de construção de moradias populares vai além da entrega das casas. Para ele, moradias populares devem ser casas com quintais, grama e espaço para os filhos, sendo construídas em uma quantidade pequena em cada região, fazendo com que os novos moradores sejam inseridos na comunidade como um pessoa igual aos que lá já viviam, com direitos e obrigações para cuidar do local. No seu pensamento, os apartamentos populares comuns em muitos lugares dos Estados Unidos são um erro, fato confirmando pelos altos índices de criminalidade nestes locais. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Seriado do HBO?
Vou procurar.
A história parece interessante.
A lista com indicações sua, só faz aumentar.

Hugo disse...

Liliane - Eu também tenho uma lista enorme. É impossível assistir tudo.