sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Filmes Sobre Esportes - Resenhas Rápidas


O Round Final (Poor Boy’s Game, Canadá, 2007) – Nota 7
Direção – Clement Virgo
Elenco – Danny Glover, Rossif Sutherland, Flex Alexander, Greg Bryk, Laura Regan, Tonya Lee Williams, Stephen McHattie, K. C. Collins.

Donnie Rose (Rossif Sutherland) sai da prisão após cumprir dez anos por te espancado um jovem negro e o deixado com sequelas. Voltando para casa, precisa enfrentar o passado ao viver com seu violento irmão Keith (Greh Bryk) e trabalhar para seu tio (Stephen McHattie) dono de uma boate, além de ser desafiado para uma luta de boxe por Ossie Paris (Flex Alexander), que deseja vingar o amigo que foi espancado e mostrar isso para toda comunidade. Ossie é um campeão que foi treinado pelo pai da vítima, George (Danny Glover), que por alguns motivos acabará treinando Donnie. O roteiro explora com competência o tema clássico do acerto de contas com o passado. O destaque do elenco é o veterano Danny Glover.

O Round Final (Price of Glory, EUA, 2000) – Nota 7
Direção – Carlos Avila
Elenco – Jimmy Smits, Jon Seda, Clifton Collins Jr, Maria Del Mar, Ernesto Hernandez, Ron Perlman, Sal Lopez, Louis Mandylor, Paul Rodriguez.

Arturo Ortega (Jimmy Smits) é um boxeador frustrado que foi enganado por seu agente. Após abandonar a carreira, Arturo se dedica a treinar seus três filhos, sonhando em transformá-los em lutadores profissionais. Ao chegar na vida adulta, os jovens (Jon Seda, Clifton Collins Jr e Ernesto Hernandez) são assediados para assinar contrato com o empresário Nick Everson (Ron Pearlman), o que desagrada Arturo, que em determinado momento é obrigado a aceitar que a decisão dos filhos de como seguir carreira será individual. 

A proposta do roteiro é explorar o lado sujo dos bastidores do boxe, aquele em empresários tratam seus lutadores como mercadoria. O personagem de Jimmy Smits é o típico pai que mistura razão e emoção para tentar colocar a vida dos filhos no caminho correto. É um drama simples, com um bom roteiro e um elenco recheado de atores latinos.

O Último Duelo (By the Sword, EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Jeremy Paul Kagan                                                
Elenco – F. Murray Abraham, Eric Roberts, Mia Sara, Christopher Rydell, Brett Cullen, Elaine Kagan.

Suba (F. Murray Abraham) é um desconhecido que procura emprego como instrutor de esgrima em uma famosa academia. Ele consegue o emprego ao demonstrar habilidade no esporte, apesar da idade. A academia pertence ao arrogante Alexander Villard (Eric Roberts), que a princípio vê o velho homem como um perdedor, sem saber que Suba guarda um segredo que liga a vida do dois. 

Este é o único filme que conheço em que a esgrima é um dos pontos principais da trama, lógico que não levando em conta os antigos filmes de capa e espada, que eram aventuras. Os temas aqui são o acerto de contas com o passado e a soberba que muitos esportistas demonstram, desprezando seus oponentes e acreditando que sempre serão os vencedores. O geralmente mal aproveitado F. Murray Abraham e até mesmo o canastrão Eric Roberts apresentam boas interpretações neste interessante drama. 

Glória Brutal (Brutal Glory, África do Sul, 1989) – Nota 3
Direção – Koos Roets
Elenco – Robert Vaughn, Timothy Brantley, Leah King Pinsent, James Ryan.

Após uma infância dura em que era espancado pelo pai, o jovem Charles “Kid” McCoy (Timothy Brantley) se torna um famoso lutador de boxe, porém sua vida sofre nova reviravolta que o faz fugir para África. O filme se diz baseado na história real do lutador Kid McCoy, famoso nos anos 1920, mas na verdade a trama é completamente diferente. O protagonista Timothy Brantley é péssimo ator, assim como é nítida a falta de talento do diretor. O único rosto conhecido é do veterano Robert Vaughn, que na época já estava em uma fase descendente na carreira. Assisti esta bomba no antigo Cinema em Casa do SBT. 

Fogo, Gelo e Dinamite (Feuer, Eis & Dynamit, Alemanha, 1990) – Nota 3
Direção – Willy Bogner
Elenco – Roger Moore, Shari Belafonte, Simon Shepherd, Marjoe Gortner, Uwe Ochsenkencht.

O milionário inglês Sir George (Roger Moore) forja a própria a morte, para assim obrigar seus três enteados a disputarem algumas provas numa espécie Olimpíada de Inverno, com o vencedor herdando sua fortuna. Esta fraquíssima produção alemã tentou alcançar o mercado internacional ao colocar o veterano astro Roger Moore como chamariz. Moore, que pouco aparece, estava há cinco anos afastado das telas desde seu último filme como James Bond em “007 - Na Mira dos Assassinos” e provavelmente aceitou o papel para ganhar um troco fácil.

2 comentários:

Pedrita disse...

raramento vejo filmes do tema. não vi nenhum desses. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São todos filmes pouco conhecidos.

Bjos