quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Último Brilho do Crepúsculo

O Último Brilho do Crepúsculo (Twilight’s Last Gleaming, EUA, 1977) – Nota 6,5
Direção – Robert Aldrich
Elenco – Burt Lancaster, Richard Widmark, Charles Durning, Melvyn Douglas, Paul Winfield, Burt Young, Gerald S. O’Loughlin, Richard Jaeckel, Joseph Cotten, Roscoe Lee Browne, Charles McGraw.

Quatro homens armados matam alguns oficiais da aeronáutica, tomam suas identidades e conseguem entrar em uma base secreta. Eles chegam até a sala de comando para lançamento de mísseis com ogivas nucleares. 

Em seguida, descobrimos que o líder do grupo é o General Dell (Burt Lancaster), que estava cumprindo pena e fugiu da prisão. Seu objetivo é obrigar o Presidente (Charles Durning) a admitir publicamente a culpa do governo pela participação na Guerra do Vietnã. 

Este longa foi uma das primeiras produções de Hollywood a criticar abertamente o governo americano em relação a absurda Guerra do Vietnã.  O roteiro explora ainda a questão da Guerra Fria e o perigo nuclear, temas que eram comuns na época e que assustavam o mundo.

Por mais que os temas fossem fortes, o filme é arrastado em alguns momentos, como nas várias discussões entre o presidente e a alta cúpula tentando encontrar uma saída para o problema. 

Um ponto interessante e acredito que inédito na época, foi a escolha do diretor Robert Aldrich em dividir a tela em duas, três ou até quatro imagens para destacar ações paralelas. 

Infelizmente é um filme que envelheceu mal, apesar do elenco recheado de bons atores, principalmente os astros Burt Lancaster e Richard Widmark, este último interpretando um General linha dura. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nós adorávamos Burt Lancaster.
Acho que vi muitos filmes dele com uma tia querida, no cinema do subúrbio onde moramos.
Acho que via e nem entendia muito.

Dei uma parada no The Affair.
Mas a série é muito boa.
Gosto de Maura Tierney.

Hugo disse...

Liliane - Burt Lancaster trabalhou em grandes filmes. Este que comentei é apenas razoável.