segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Aviador

Ficha Técnica:
O Aviador (The Aviator, EUA, 1994)
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin, Alan Alda, Ian Holm, Danny Huston, Gwen Stefani, Jude Law, Adam Scott, Matt Ross, Kelli Garner, Frances Conroy, Brent Spiner, Edward Hermann, Willem Dafoe.

O cinema demorou para contar a biografia de um personagem tão complexo e fascinante como Howard Hughes e a honra ficou com o grande diretor Martin Scorsese e com o astro Leonardo DiCaprio no papel principal.

Para quem não conhece sua vida, Howard Hughes ficou órfão ainda jovem, com seu pai deixando de herança um grande empresa do ramo de perfuração de petróleo no Texas, porém seus planos iam além de comandar esta companhia. Em meados dos anos vinte ele se muda para Los Angeles e resolve se aventurar no cinema, produzindo e dirigindo o filme “Anjos do Inferno”, onde gastou uma fortuna e apesar do grande sucesso não conseguiu obter lucro. Em seguida ainda produziria dois filmes importantes, a versão original de “Scarface”, refilmado por Brian DePalma com Al Pacino e o faroeste “O Proscrito”.

Depois de alcançar a fama no cinema, ele muda o rumo em direção a sua grande paixão, a aviação, onde monta um empresa para desenvolver aviões e usando um de seus modelos acaba batendo o recorde de velocidade aérea da época. Ele ainda compraria a empresa aérea TWA e entraria numa briga feia com a líder deste mercado na época, a hoje inexistente PanAm.

O filme de Scorsese foca estes anos de ouro da vida de Hughes, onde conseguiu fama e sucesso em ramos variados, teve casos com atrizes famosas como Katharine Hepburn (com quem quase se casou, papel da ótima Cate Blanchett), Ava Gardner (interpretada pela belíssima Kate Beckinsale), Jean Harlow, entre outras, até o momento em que ele começa a declinar física e mentalmente, principalmente após um acidente de avião que quase o matou, além do seu medo excessivo de germes, que aos poucos foi afetando sua vida e o deixando com um comportamento obsessivo.

Apesar de não ser um dos melhores trabalhos de Scorsese, principalmente pelas amarras em contar a vida de alguém tão famoso e seguindo a fórmula hollywoodiana de homenagear estes personagens, o filme perde um pouco, mas mesmo assim é um espetáculo acima da média que vale uma conferida.

13 comentários:

Robson Saldanha disse...

Olá Hugo! Primeiramente obrigado pela visita e pelo limk, estou te linkando também! Quanto ao filme não assisti, lembro que na época escutei críticas nada boas a respeito, mas ainda irei vê-lo, tenho curiosidade!

Cecilia Barroso disse...

Não gosto muito desse filme não...

Anônimo disse...

Mais uma da ótima parceria Di Capiro e Scorscese... Acho um excelente filme, e as falhas se resumem no que você disse, o entrave de se filmar sobre alguém tão famoso... Destaque para a Cate Blanchet, simplesmente fabulosa...

Pedro Henrique Gomes disse...

Tenho esse na coleção, não fiquei muito empolgado quando vi o filme, mas, por outro lado, não fiquei com a sensação de ter jogado dinheiro fora.

Abraço!!!

Isabela disse...

Não gostei! Sei que muitos amam esse filme, e a critica inclusive foi bastante positiva quanto ao Leo e todo o filme. Acho que para algo tão biografico o personagem apesar de muitas manias, tem pouca personalidade.

Anita disse...

Apesar de não ser um dos melhores trabalhos do Scorcese, é um filme que merece ser visto, principalmente pelo desempenho de Dicaprio e, da sempre maravilhosa Cate Blanchett :)

Beijinhos

Fernando Ribeiro disse...

Pessoalmente, é o menos preferido de Martin Scorsese. No entanto, não deixa de ser um bom filme, muito por culpa de DiCaprio.

Já agora, bom blog. =p

Red Dust disse...

Uma história bem contada, em que Scorsese quase se rendia ao formato comercial de Hollywood. Mas resistiu... :)

Leonardo DiCaprio tem uma actuação versátil, que acaba mesmo por ser o ponto mais forte do filme.

Abraço.

Rodrigo Fernandes disse...

Na minha opinião o melhor papel do Leonardo DiCaprio nos cinemas...
O filme é mutio bom.. mas é um daqueles que vejo uma vez e tá de bom tamanho!!
abraços, Hugo!

Anônimo disse...

Não gostei do filme. Achei bonito e bem feito. Mas pouco memorável. Apesar do espetáculo, tem mais forma do que emoção.

Anônimo disse...

Eu gosto muito desse filme.
Está de 12,90 nas Americanas, versão dupla.
Vale a pena!
Di Caprio em excelente interpretação.

Hugo disse...

Robson - Não é um clássico, mas vale pela história.

Cecília e Isabella - Sei que muitas pessoas não gostam de DiCaprio principalmente.

Cara da Locadora - Cate Blanchett é uma atriz sensacional.

Pedro e Anita - Como disse, um bom filme que poderia ter sido ainda melhor.

Fernando - Nâo é dos melhores de Scorsese, mas a mão dele está ali para manter um bom nível.

Red Dust e Rodrigo - Concordo, foi um boa atuação de DiCaprio, que mostra ser um bom ator.

Anônimo disse...

Adoro esse filme. Na época malharam muito ele mas simplesmente amo toda a visão de Scorsese e a magnitudade de seu trabalho. Um filme soberbo!

Ciao!