sábado, 14 de junho de 2008

Nove Rainhas


Ficha Técnica:
Nove Rainhas (Nueve Reinas, ARG, 2000)
Direção: Fabian Bielinsky
Elenco: Ricardo Darin, Gaston Pauls, Leticia Bredici, Tomas Fonzi, Ignasi Abadal.

Este "Nove Rainhas" é um dos melhores filmes sobre golpes feitos nos últimos anos, em alguns momentos podendo ser comparado ao clássico "Golpe de Mestre", tem um roteiro engenhoso e um elenco de primeira liderado por Ricardo Darin, dos também bons "O Filho da Noiva" e o "Clube da Lua".

A trama começa durante uma madrugada quando o jovem golpista Juan (Gaston Pauls) se mete em uma encrenca e é salvo por Marcos (Ricardo Darin), um veterano picareta que simpatizando com o jovem e ao mesmo tempo vendo uma oportunidade, convida Juan para participar de um negociação com selos falsificados (as Nove Rainhas do título) que pode render muito dinheiro, bem mais do que eles ganham nos pequenos golpes do dia a dia. Porém o negócio tem de ser feito rapidamente, pois o interessado no selos (que seria a vítima) ficaria na cidade apenas até o dia seguinte, estando hospedado no hotel onde trabalha a irmã de Marcos, Valéria (Leticia Bredice) que não aceita o estilo de vida do irmão.

Durante a rápida convivência da dupla seremos apresentados a diversos pequenos golpes, mas muito criativos, mostrando que inteligência e charme podem ser um arma perigosa na mente de uma pessoa desonesta. A química entre a dupla é ótima, junto com as reviravoltas do roteiro rendem um diversão de primeira.

Em 2004 "Nove Rainhas" foi refilmado em Hollywood pelo diretor Gregory Jacobs, com John C. Reilly e Diego Luna nos papéis principais, com o título original de "Criminal" (no Brasil se chamou "171"), porém o resultado foi inferior.

Uma nota triste, o diretor Bielinsky faleceu em 2006 durante uma viagem ao Brasil, quando estava promovendo seu segundo filme "A Aura".

9 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Vi esse filme no SBT no cine belas artes no festival de filmes estrangeiros ... um dos filmes mais fodas que já vi ... esse filme argentino derruba qualquer um filme nacional sem nenhum esforço ...

e gostei do remake ... senti falta de algumas coisas geniais do filme anterior, mas como remake respeitou a obra muito bem além de contar com ótimas atuações de seus protagonistas ... até

Hugo disse...

Johnny - Sem dúvida, um filmaço argentino que bate na maioria dos filmes americanos do gênero e nos brasileiros com certeza.

Rodrigo Fernandes disse...

Curto esses tipos de filmes, mas ainda não tive a oportunidade de ver esse especificamente... na verdade já passei por ele varias vezes e não o peguei... tomara que o veja na programação de algum canal...
abraços!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Mais um que ainda não vi, Hugo. Escolhe um que eu já tenha aí vai...

Bom final de semana!!!

Hugo disse...

Rodrigo - Quando tiver oportunidade assista, o filme é muito bom.

Pedro - Você tentar comentar algum que você tenha assistido. rs

Abraços

carol. disse...

Eu não vi "nove rainhas" mas eu tive a infelicidade de ver "171"! Que coisa uó!! É dificil eu gostar de um remake...
Eu gosto muito do cinema argentino!! Mais um pra minha lista de Quero ver...
Até +

pseudo-autor disse...

Vi esse filme no Cine Belas Artes, no Sbt, a algum tempo atrás. Logo depois, encontrei uma produção produzida pelo George Clooney e o Steven Soderbergh chamada 171 (é a mesma história, mas com o Diego Luna e John C. Reilly). O filme é ótimo, sem contestação. E o ator - que depois vi em Clube da Lua e XXY - é simplesmente bárbaro.

Hugo disse...

Cah - Esqueça a refilmagem, pode assistir o original que você vai gostar.

Contra-Regra - Vc tem razão o ator principal Ricardo Darin é ótimo.

Unknown disse...

Pow vi este filme no SBT , é um filme sensacional até hoje comento com amigos,q infelizmente quando viram o chamado do filme nos comreciais naum acreditaram,filme fodastico.Queria q fosse reprisado e eu tivesse outra oportunidade de reve-lo.E quem naum viu ,perdeu,espera a proxima.Hehehehe.....