sábado, 28 de junho de 2008

Filmes Assistidos - 71 a 80

71 – Caçada Humana (The Chase, EUA, 1966) - Nota 9
Direção – Arthur Penn
Elenco – Marlon Brando, Robert Redford, Jane Fonda, Angie Dickinson, Robert Duvall, James Fox, Janice Rule, E. G. Marshall, Martha Hyer, Miriam Hopkins, Jocelyn Brando, Richard Braford.
Em uma pequena cidade, Bubber (Robert Redford) foge da prisão, sendo perseguido pelo honesto xerife (Marlon Brando) e ao mesmo tempo pelos capangas de Val Rogers (E. G. Marshall) que quer matá-lo para encobrir o caso que seu filho tem com a mulher do fugitivo. Ótimo elenco num drama de ação com direção do grande Arthur Penn, que faria no ano seguinte o clássico "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas".

72 – Caçada Impíedosa (Eddie Macon's Run, EUA, 1983) - Nota 7
Direção – Jeff Kanew
Elenco – Kirk Douglas, John Schneider, Leah Ayres, Lee Purcell, Tom Noonan, Jay O. Sanders, Todd Allen, John Goodman.
Um homem condenado injustamente (Schneider, famoso na época pelo seridado "Os Gatões") foge da prisão e tenta chegar ao México, porém é perseguido sem descanso por um policial obstinado (Kirk Douglas). História simples mas bem desenvolvida pelo diretor Kanew e com uma boa dupla de protagonistas.

73 – Caçada na Noite (The Long Good Friday, Inglaterra, 1980) - Nota 8
Direção – John Mackenzie
Elenco – Bob Hoskins, Helen Mirren, Eddie Constantine, Dave King, Bryan Marshall, Derek Thompson, Pierce Brosnan, Paul Freeman.
Em Londres nos anos setenta, Bob Hoskins é o chefão do crime na cidade, mas tudo muda em uma Sexta-Feira Santa, quando sua gangue passa a ser atacada sem explicação, inclusive por membros do IRA (terroristas do Exército Repúblicano Irlandês). Ótimo drama policial com pitadas de política e uma grande atuação de Hoskins, além de ser a estréia de Pierce Brosnan no cinema.

74 – Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, EUA, 1981) - Nota 10
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Harrison Ford, Karen Allen, Ronald Lacey, Paul Freeman, John Rhys Davies, Denholm Elliott, Alfred Molina.
A estréia de Indiana Jones no cinema mostra o arqueólogo em um aventura eletrizante em busca da Arca da Aliança. Cenas de ação sensacionais misturadas com bom humor marcam este grande clássico de Spielberg que merece ser visto e revisto diversos vezes.

75 – Califórnia Suíte (California Suite, EUA, 1978) - Nota 6
Direção – Herbert Ross
Elenco – Jane Fonda, Alan Alda, Michael Caine, Maggie Smith, Walter Matthau, Elaine May, Richard Pryor, Bill Cosby.
Comédia com ótimo elenco mas com resultado mediano. Num hotel de férias na Califórnia várias casais se cruzam em situações algumas engraçadas, outras de drama. O destaque vai para os personagens de Richard Pryor e Bill Cosby como médicos em férias.

76 – Cama Ardente (The Burning Bed, EUA, 1984) - Nota 6
Direção – Robert Greenwald
Elenco – Farrah Fawcett, Paul LeMat, Richard Masur, Grace Zabriskie, Penelope Milford, David Andrews, James Hampton.
Drama baseado numa história real, onde Farrah Fawcett é uma esposa submissa que é espancada pelo marido bêbado vivido por Paul LeMat, até que um dia ela resolve se vingar colocando fogo na casa enquanto seu marido está dormindo embriagado e em seguida foge com os filhos. Bom papel de Fawcett neste filme feito para tv.

77 – Caminhos Mal Traçados (The Rain People, EUA,1969) - Nota 7
Direção – Francis Ford Coppola
Elenco – James Caan, Shirley Knight, Robert Duvall, Marya Zimmet.
Bom drama de Coppola dirigido antes de "O Poderoso Chefão" com dois atores que participariam do clássico, James Caan e Robert Duvall. Aqui Shirley Knight é casada com Duvall e está grávida e deprimida, então resolve fugir do marido e no caminho dá carona a um jogador de futebol americano extremamente simplório vivido por James Caan, com que irá se envolver.

78 – O Campeão (The Champ, EUA, 1979) - Nota 8
Direção – Franco Zeffirelli
Elenco – Jon Voight, Faye Dunaway, Ricky Schroeder, Jack Warden, Arthur Hill, Elisha Cook Jr, Dana Elcar.
O ex-campeão de boxe (Jon Voight) resolve voltar aos ringues para conseguir dinheiro e manter a guarda do filho (Ricky Schroeder), depois que a mãe (Faye Dunaway) reaparece e quer cuidar da criança que ela abandonou ainda bebê. Ótimo drama com um dos finais mais tristes e desesperadores da história do cinema.

79 – O Cangaceiro (Brasil, 1953) - Nota 8
Direção – Lima Barreto
Elenco – Alberto Ruschel, Milton Ribeiro, Marisa Prado, Vanja Orico, Adoniran Barbosa.
Clássico do cinema brasileiro, conta a história de um bando de cangaceiros no nordeste brasileiro liderados pelo Capitão Gaudino (Milton Ribeiro) que em um povoado rapta a professora Olivia (Vanja Orico). Depois o cangaceiro Teodoro (Alberto Ruschel) se apaixona e resolve fugir com a professora. Esta obra ganhou o prêmio de Melhor Filme de Aventuras no Festival de Cannes.

80 – Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, EUA, 1952) - Nota 10
Direção – Gene Kelly & Stanley Donen
Elenco – Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O’Connor, Jean Hagen, Cyd Charisse, Rita Moreno.
Clássico absoluto do gênero musical, conta a história de dois astros do cinema mudo vividos por Gene Kelly e Jean Hagen, que são obrigados a se adaptar aos novos tempos com a chegada do som aos filmes. Gene Kelly se dá bem cantando e dançando, mas Jean Hagen com sua péssima voz é dublada por Debbie Reynolds, que acaba se envolvendo com Gene Kelly e ameaça o reinado da antiga estrela. Números músicais fantásticos e personagens carismáticos fazem até mesmo os que não são fãs do gênero se curvarem ao talento do envolvidos no filme.

3 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Só vi Cantando na Chuva e Caçadores da Arca Perdida. Não qual eu gosto mais....

Abraço!

Isabela disse...

Entre todos, assisti apenas a Cantando na Chuva e Caçadores da Arca Perdida, um sinal de que preciso correr atras de uns filmes antigos.

Anônimo disse...

Vi apenas Os Caçadores da Arca Perdida e Cantanda na Chuva, que daria as notas 9,0 e 9,5 respectivamente.

Ciao!