quarta-feira, 4 de junho de 2008

Os Mortos de George A. Romero






A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, EUA, 1968)
Direção: George A. Romero
Elenco: Duane Jones, Judith O'Dea, Karl Hardman, Marilyn Eastman, Keith Wayne.

Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, EUA, 1978)
Direção: George A. Romero
Elenco: David Emge, Ken Foree, Scott H. Reiniger, Gaylen Ross, Tom Savini.

Dia dos Mortos (Day of the Dead, EUA, 1985)
Direção: George A. Romero
Elenco: Lori Cardille, Terry Alexander, Joe Pilato, Jarlath Conroy, Anthony Dileo Jr.

Terra dos Mortos (Land of the Dead, EUA, 2005)
Direção: George A. Romero
Elenco: Simon Baker, John Leguizamo, Dennis Hopper, Asia Argento, Robert Joy.



Até o final dos anos sessenta os filmes de terror tinham como característica apenas sugestionar o medo ao espectador, através de portas fechando sozinhas, correntes sendo arrastadas, sombras e ventos. Nos EUA terror era considerado um gênero menor, com produções de baixo orçamento realizados por diretores como Roger Corman, que muitas vezes utilizavam o mesmo cenário em várias produções. Na Inglaterra predominavam os filmes da produtora Hammer, na maioria das vezes utilizando atores como Vincent Price, Peter Cushing e Christopher Lee interpretando personagens do terror clássico, principalmente Drácula.

Tudo começou a mudar em 1968 quando um jovem chamado George A. Romero, junto com alguns amigos estudantes resolveu filmar com pouquissímo dinheiro "A Noite dos Mortos Vivos". Aqui pela primeira vez a sugestão foi deixada de lado, dando espaço para muito sangue e violência. Filmado em preto-e-branco, começa com um casal visitando um cemitério e do nada mortos começam a se levantar das tumbas e atacar. O casal se esconde dentro de um casa e com outras pessoas ali, tentam não deixar os zumbis sedentos de sangue e carne entrar. Esta história simples e as cenas de violência são comuns nos filmes de terror de hoje em dia, mas na época foram um marco, dando ao diretor um grande sucesso público e início a uma nova era no terror.

Depois Romero fez dois trabalhos alternativos, que por sinal não existem em DVD no Brasil, "O Exército do Extermínio" e "Martin", mas voltaria aos Zumbis com "Despertar dos Mortos" continuando a história. Agora os mortos estão atacando por toda a parte e em uma estação de TV enquanto especialista debatem o que fazer para contê-los, quatro pessoas fogem em um helicóptero e acabam sitiadas em um Shopping Center. A princípio eles consideram o local um oasis e aproveitam da comida, das roupas e tudo o que ele oferece, porém as coisas se complicam quando um bando de motoqueiros resolve invadir o Shopping. Filmado com um orçamento maior, mais longo (142 minutos) e uma história melhor, também fez sucesso e aumentou a fama de Romero que pode fazer trabalhos maiores.

Na sequência ele filmou "Cavaleiros de Aço" com um jovem Ed Harris no papel principal, sobre uma gangue de motoqueiros que vive como se estivesse na corte do Rei Artur. Também longo e com algumas idéias interessantes, foi um grande fracasso. Em seguida fez "Creepshow", baseado em contos de Stephen King e com resultado apenas mediano. Querendo retomar o sucesso ele resolver continuar sua saga com "Dia dos Mortos". De novo com pouco dinheiro, fez um filme mais curto, mostrando grande parte do mundo já tomado pelos mortos e em um laboratório militar cientistas tentam a achar a cura, mas o tempo passa, o resultado não aparece e as pessoas enclausuradas ali começam a se desentender. Bom filme, com premissa interessante que mostra um sequência lógica dos acontecimentos e com resultado razoável. Desta vez o filme não fez o sucesso esperado por Romero.

Continuando sua carreira, Romero fez o ótimo "Comando Assassino", sobre um homem que vive em uma cadeira de rodas após um acidente e cria um elo com uma gorila, que acaba assassinando as pessoas de que ele não gosta. Depois dividiu a direção de "Dois Olhos Satânicos" com o italiano especialista em terror Dario Argento e fez talvez seu filme mais caro "A Metade Negra" com Timothy Hutton fazendo papel duplo. Fez ainda "Bruiser", inédito no Brasil, antes de voltar a sua saga e filmar após vinte anos a quarta parte chamada "Terra dos Mortos". Com um pouco mais de grana e um elenco de caras conhecidas como John Leguizamo e Dennis Hopper, ele mostra o mundo todo dominado pelos mortos e os milionários vivendo dentro de uma cidade que mais parece um Shopping, totalmente fechada e isolada, porém não por muito tempo. Bom filme, apesar de não ter o charme das outras partes, tem um produção melhor e continua a história de modo digno.

Para finalizar, Romero fez ainda "Diário dos Mortos", inédito no Brasil, onde ele não segue a história. Aqui ele mostra jovens fazendo um filme sobre zumbis que passam a ser atacados por zumbis de verdade. Não posso dar opinião pois não assisti este, mas temos de elogiar a carreira de um diretor que criou um gênero, que hoje copiado a exaustão e teve os seus três primeiros filmes da saga refilmados. Para quem gosta do gênero terror, vale dar uma espiada em sua carreira.

11 comentários:

Isabela disse...

Eis um genero que costuma nao me agradar. Por melhor a historia, direção e atuação, acho que sou bem cética e critica quanto a esse genero.

Rogerio disse...

Poxa Hugo, belo retrospecto da Ccarreira do Romero.Eu sou fãzasso dele, e de qualquer filme de mortos vivos.Quero muito ver o ultimo dele, que deve demorar um pouco a estrear por aqui.
Recentemente ele fez tambem "A Mascara do Terror", fugindo do tema de zumbis, e me desapontei muito.
Acho que a prai dele é essa dos mortos mesmo, que ele faz como ninguem.
Abraço!

Kamila disse...

Não conheço nada da carreira do George Romero, mas sei da importância dele para os filmes desse gênero.

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

eu gosto e não gosto de filmes de terror. nunca me defini a respeito.

Anônimo disse...

Conheço muito pouco da carreira do Romero tb. Terror puxado pro gore não é mt meu estilo cinematográfico rsrs

Ramon disse...

Grande Romero, grandes Morto-Vivos.
Sou fã de carteirinha!

Abraço!

Red Dust disse...

Estou como algum do restante pessoal. O género terror não me atrai. Muito raramente vejo algum.

Abraço.

Thiago Paulo disse...

eu adoro o primeiro filme, em que o casal é atacado no cemitério!!
Assiti muitas vezes...e adorava!!. Já os outros eu não vi....nem esses mais recentes!!
Mais são filmes que quero muito ver!!

Abraço

Anônimo disse...

Sou fã de filmes de mortos vivos, gosto mesmo, e adorei o dossiê que você fez aqui, usarei-o como um roteiro de estudo da obra do Romero, obrigado, rs...

Abraços...

Hugo disse...

Gostei da divisão que o tema causou, é bom saber o gosto de cada um e confirmar que o gênero terror não agrada a todos.
Para os fãs do gênero, vale uma conferida na carreira de Romero.

Abraço a todos.

Ricardo Reis disse...

Olá,

Quer assistir a Diário dos Mortos no cinema?

O procedimento é simples: cadastre-se no site www.moviemobz.com e mobilize-se!

Já há uma sessão com 30 pessoas participando.

Link: http://www.moviemobz.com/film/profile/mid/262

Um abraço.