segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Exterminador do Futuro

Ficha Técnica:
O Exterminador do Futuro (Terminator, EUA, 1984)
Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn, Linda Hamilton, Paul Winfield, Lance Henriksen, Rick Rossovich, Dick Miller, Bill Paxton.

Hoje o cinema perdeu o mestre dos efeitos especiais Stan Winston, que durante a carreira foi responsável por esse quesito em diversos filmes como "Aliens - O Resgate", "O Predador", "Constantine", "Batman - O Retorno", "Homem de Ferro", entre tantos outros sucessos.

Quando este "O Exterminador do Futuro" foi feito praticamente todos os envolvidos ainda estavam em início com de carreira, além de Winston, o diretor James Cameron e Arnold Schwarzenegger ainda não tinham metade da fama que tem o hoje. Arnold por exemplo havia ficado conhecido por "Conan, o Bárbaro" e neste mesmo ano de 1984 trabalhou na continuação "Conan, o Destruidor", mas aqui é que todos ficaram realmente conhecidos e abriram as portas para novos projetos.

O filme começa com Schwarzenegger voltando do futuro, ele sendo um robô, com a missão de matar Sarah Connor (Linda Hamilton) que em breve terá um filho chamado John Connor que irá liderar os humanos na luta contra as máquinas no futuro, porém o próprio John Connor envia de volta do futuro o soldado Kyle Reese (Michael Biehn) para salvar sua mãe da máquina assassina.

Um história interessante com ótimos efeitos especiais para época e pelo orçamento muito menor que por exemplo a sua continuação, além de sequências de ação eletrizantes e o melhor papel da carreira de Schwarzenegger, que tem pouquíssimas falas e isso junto com seu rosto rude, encarna um robô assassino cruel sem emoções e totalmente assustador. Um clássico que resiste ao tempo na comparação com os filmes do gênero atualmente.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme é um clássico, acho que uma das melhores, senão a melhor, histórias de ficção... É fantástico esse jogo de futuro e passado, e mudar o passado para salvar (ou não) o futuro... nota 1000...

Pedro Henrique Gomes disse...

Clássico é clássico. E pensar que o James Cameron ainda fez Titanic. Que eclético ele....


Abraço!

Isabela disse...

Vou ser sincera, odeio filmes com saradão marombado arrumando encrencas, assim como não sou fã de coisas futuristas, mas esse casamento foi perfeito em O Exterminador do Futuro. Um filme de tiros, socos e pontapés mas com um excelente roteiro, com destaque para a clássica "Hasta La Vista Baby!" e uma trilha sonora de arrepiar. As atuações então, destque total para a Linda.

Anônimo disse...

Eu gosto de todos os filmes da série. Mas em especial, o segundo, que é excelente! Até do terceiro criticado eu curto.

Ciao!

Dr Johnny Strangelove disse...

vou repetir aqui como disse em uma outra resenha ...

Um dos melhores filmes do anos 80 ... decada fertil da porra!
e além disso um dos filmes de horror que não é horror ... entendes?
abraços

Rodrigo Fernandes disse...

adoro esse filme.. acho que mais pelas cenas e por quase não ter enrolação com dialogos e tal... ótima ação e diversão... cumpre o que promete
abraços, Hugo!

Cataclismo Cerebral disse...

Gosto muito deste filme, embora prefira um pouco mais o segundo. Ainda assim, é uma grande fita de acção/FC.

Abraço

Hugo disse...

Cara da Locadora - Concordo plenamente, um filmaço, que ficou um pouco de lado em virtude do barulho e do dinheiro gasto na parte II, que tb é um ótimo filme.

Pedro - Cameron tem talento, pena que nos últimos anos tenha se dedicado apenas a documentários, deixando o cinema de lado.

Isabela - Mesmo para quem não gosta de filme de ação, este vale a pena ver.

Wally - O meu preferido é o primeiro, mas tb acho as duas continuações muito boas.

Johnny - Com certeza, a figura de Schwarzenegger é assustadora neste filme.

Rodrigo - O filme vai direto ao ponto, ãção do início ao fim.

JB disse...

Não sou fã de Terminator. E o 2º filme é mesmo mauzinho. Mas isso é a minha opinião. Trata-se de um clássico, mas para mim o cinema passava bem sem ele. De Cameron prefiro bem mais Aliens e Titanic. Esses sim grandes filmes do realizador. De Schwarzenegger gosto de Predator.

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

Nuno Pereira disse...

E o melhor ainda estava para vir...