quinta-feira, 5 de junho de 2008

O Campeão

Ficha Técnica:
O Campeão (The Champ, EUA, 1979)
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco: Jon Voight, Faye Dunaway, Ricky Schroder, Jack Warden, Arthur Hill, Strother Martin, Elisha Cook Jr.

O cinema desperta nos espectadores todos os tipos de sentimento, como alegria, tristeza, indignação, raiva, conscientização, mas sempre dependendo da história e do modo de como ela é contada. Neste "O Campeão" com certeza quem assistiu não saiu indiferente.

O filme conta a história do ex-campeão de boxe Billy (Jon Voight), que está falido e trabalhando cuidando de cavalos e tudo o que ganha gasta com bebidas e jogos. Ele vive com seu filho, o pequeno T. J. (Ricky Schroder) que com sua inocência continua considerando o pai como um campeão. As coisas se complicam quando a mãe do garoto (Faye Dunaway) volta para buscar o filho que ela havia abandonado com o pai. O medo de perder o filho faz o ex-campeão voltar aos ringues para recuperar o dinheiro perdido e manter a guarda do garoto.

Daí em diante o diretor Zeffirelli nos mergulha em um drama que vai mexer com todos, principalmente pela comovente interpretação do garoto Schroder que acabou ganhando o Globo de Ouro de Revelação naquele ano, porém quando adulto não conseguiu se tornar um astro, mas é ator constante em seriados de tv, sendo sua participação mais importante em algumas temporadas de "Nova Iorque Contra o Crime".

O diretor Zeffirelli foi acusado de abusar do melodrama neste filme, o que é uma verdade, mas com certeza ele teve o mérito de fazer um dos filmes mais comoventes da história, com um final de um tristeza devastadora.

Gostaria que meus amigos dessem exemplos de filmes com finais tristes ou não, porém que marcaram suas vidas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não assisti este filme, mas vou alugar qualquer dia desses.

Sobre filmes que me marcaram por seu final triste, posso citar alguns:

- Peixe Grande
- Cinema Paradiso
- A Moment to Remember
- Sad Movie
- Réquiem para um sonho
- Adeus, Lênin
- O Túmulo dos Vagalumes

São os que lembro no momento

Rogerio disse...

Hugo, esse filme é muito triste. lembro que foi o primeiro filme que chorei, e eu devia ter uns 8,9 anos quando vi a primeira vez.
Vi novamente faz um ano, e o impacto foi quase tao grande.
O fim eh devastador!

Lembro do fim de Sideways - nao que seja de fato triste, mas acabou comigo!

Abs!

Pedro Henrique Gomes disse...

Jon Voight é pai da minha musa, Angelina Jolie, mas eu não consigo gostar dele. Ainda não vi esse filme.

Abraço, Hugo!

carol. disse...

Zefirelli é demais, mas ainda não assiste esse filme não!
Vc perguntou de filmes tristes, né?! Ok:

- Doce Novembro (Não é nenhuma obra de arte cinematografica, mas eu me lembro da primeira vez q vi, eu tinha uns 12 anos e ele ficou na minha memória! Não acreditei que o Keanu não ia ficar com a charlize no final..)
- Moulin Rouge
- Closer (nem é triste mas esse filme me deixou um vazio!!)
- Dançando no escuro

Tah meio clichê, mas é q deu um branco aki!!

Isabela disse...

Adoro os filmes do Franco Zeffirelli, mas esse ainda não tive a oportunidade de ver.

Rodrigo Fernandes disse...

Já está na minha lista mais um do Franco Zeffirelli para ver urgentemente... vi dele apenas o Romeu e Julieta.
A Megera Domada é outro que desejo muito ver...
Dos filmes que me marcaram, o mais recente foi na natureza selvagem... o final até não é tão tristeou impactante assim, mas não sei foi um misto de todo o filme com a trilha do eddie vedder...putz, me derrubou - no bom sentido, hehe...
pra mim, depende muito do dia que eu tô.. tem dia que pode passar até Titanic que vou chorar no final e tem outros que nada me faz derrubar lagrimas, hehehe...
abraços!!!

Cataclismo Cerebral disse...

No campo dos tearjerkers, lembro-me por exemplo de Laços de Ternura (terms of endearment), com Debra Winger e Shirley McLaine.

Abraço

Hugo disse...

Valeu pela participação de todos, grandes exemplos de filmes para se emocionar.

Abraço

ELIANE disse...

Eu ja assisti este filme muitos anos atras no cinema adorei me emocionei bastante,gostaria se possivel fosse vcs me mandarem ele dublado para baixar.stou procurando ele dublado mas não consigo nem nas loucadoras.obrigado.para elinedionisio09@hotmail.com