quinta-feira, 26 de junho de 2008

Reino de Fogo

Reino de Fogo (Reign of Fire, EUA, 2002)
Direção: Rob Bowman
Elenco: Christian Bale, Matthew McConaughey, Izabella Scorupco, Gerard Butler, Scott Moutter, Alexabder Siddig, Alice Kridge.

Considero este filme uma pequena pérola, que passou voando pelos cinemas aqui no Brasil, porém merecia um destaque um pouco maior.

O filme tem um prólogo nos dias atuais quando por um acaso, uma obra subterrrânea comandada pela engenheira vivida por Alice Krige, acaba despertando um dragão adormecido há séculos, que faminto começa a atacar as pessoas procurando comida. Depois a história pula vinte anos, mostrando um mundo devastado pelos dragões que se multiplicaram e somos apresentados a Quinn (Christian Bale), filho da engenheira e líder de um grupo que tenta derrotar os dragões, além de se esforçar para manter as pessoas unidas. A situação esquenta quando entra em cena Van Zan (Matthew McConaughey careca e totalmente enlouquecido), um militar que junto com seu grupo tenta matar a maior quantidade de dragões possíveis, mas com seu jeito duro acaba entrando em conflito com Quinn.

Podemos comparar o desenrolar do filme e a história como um misto de aventuras medievais fantásticas com Mad Max, onde não faltam ação e engenhocas para enfrentar os dragões, com destaque para os efeitos especiais de primeira e mostrando os dragões extremamente assustadores e realistas.

O ótimo elenco tem Bale dando conta do recado como sempre, McConaughey fazendo um personagem maluco e ideal para o estilo do filme, além de Gerard Butler como o segundo em comando do grupo de Van Zan e a bela Izabella Scorupco.

Vou destacar também o diretor Rob Bowman, que tendo uma carreira quase toda voltada para tv, se destacando na série "Arquivo X", onde dirigiu diversos episódios e por sinal alguns dos melhores, na minha opinião demonstrou talento dirigindo "Arquivo X- O Filme". Aqui ele mostrava que poderia se firmar como um bom diretor de cinema também, porém não conseguiu manter o nível no seu próximo trabalho, "Elektra" com Jennifer Garner, filme que eu não assisti, porém que as críticas foram péssimas.

6 comentários:

Red Dust disse...

Não achei nada de especial, Hugo. Um filme de aventuras medieval igual a muitos outros. Agradável de se ver apenas.

Abraço.

Dr Johnny Strangelove disse...

Poxa, eu vi esse no cinema ... e no meu aniversário ... eheheheh

Achei o filme legal ... apesar de seu final ser ... estranho ... mas sessão da tarde inofensivo ...

Unknown disse...

Eu já vi este filme há alguns anos atrás mas lembro-me de não ter gostado dele. Quem sabe se não gosto caso o veja outra vez, apesar da premissa não me atrair.

Abraço

Anônimo disse...

O diretor é bem irregular.
Não sabia que esse mesmo dirigira Reino de Fogo e caiu tanto com Elektra, uma das piores, se não for a pior, adaptação de uma HQ para os cinemas.
Arquivo X eu não vi, já que não acompanhava a série, mas queria muito fazer isso.
Quanto ao filme, eu achei apenas bom.

Isabela disse...

É um filme pouco realista, e sem grandes pretenções hollywoodianas, mas que é agradavel para quem assiste.

Cecilia Barroso disse...

Eu achei o filme bom, mas nada tanto assim. Até que diverte um bocado.
O diretor é bem fraquinho e Elektra é de matar um de raiva!