sexta-feira, 20 de junho de 2008

Os Doze Condenados

Os Doze Condenados (The Dirty Dozen, EUA, 1967)
Direção: Robert Aldrich
Elenco: Lee Marvin, Charles Bronson, Ernest Borgnine, Telly Savalas, Jim Brown, John Cassavetes, Donald Sutherland, Robert Ryan, Richard Jaeckel, Clint Walker, Trini Lopez, George Kennedy, Ralph Meeker, Robert Webber.

Um dos melhores e mais populares filmes sobre a 2º Guerra, conta a história de uma Major ( o durão Lee Marvin) que é chamado para treinar um grupo de doze soldados, que condenados há mais de vinte de prisão cada, recebem a proposta de aceitar uma missão suicída atrás das linhas inimigas alemães em troca de os sobreviventes terem perdoadas as penas e ganharem a liberdade.

Essa trama é apenas o início de um filme com ótimas cenas de ação e suspense, além de uma interessante fase inicial onde somos apresentados aos condenados, cada um preso por crimes como assassinato, roubo e estupro, além da dificuldade do Major em treiná-los, o que gera desavenças e até momentos engraçados.

Outro ponto alto é sem dúvida o ótimo elenco, com Charles Bronson fazendo o caladão, Telly Savalas o maluco religioso, John Cassavetes o rebelde, além de gente como Donald Sutherland, Ernest Borgnine e George Kennedy.

O diretor Robert Aldrich fez uma grande carreira, com destaque para sua fase dos anos sessenta, quando além deste, dirigiu "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?", o original "O Vôo da Fenix" e "Assim Nascem os Heróis".

8 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

a minha linha esse tipo de filme, mas trata-se de um classico, tão falado e cirticado por aí que deve ser visto por todos que gostam de cinema, por isso irei procurar parar de ser preconceituoso com alguns generos e tbm atores, pois não suporto o Charles Bronson em nada...rs
abraços, Hugo!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse eu vi, clássico. Concordo contigo, um dos melhores sobre 2º Guerra.

Abraço!!!

(Didixy) Conquistadores disse...

Eu não conhecia esse filme. Gostei bastante do roteiro e vou procurar para ver.

Scullysta disse...

ADORO FILMES DE GUERRA,MAS AINDA NAO CONHECIA ESSE.VOU PROCURA.
BJAO!!!!!!!!!!!!

carol. disse...

Eu conhecia este filme, mas nunca tinha parado pra prestar atenção nele. Vai para minha listinha de "Quero ver..."

Até +

Robson Saldanha disse...

O filme me deixou curioso. Tá anotado!

Rogerio disse...

Putz, dos duroes nao faltou ninguem nesse filme neh.Um dia eu assisto ele, até pq ta faltando filme de guerra bom ultimamente.

Anônimo disse...

Putz, não tinha lido nada sobre esse filme, mas após ter lido sua crítica tive a maior vontade de assistir agora.
Vou procurá-lo, com certeza.