sábado, 17 de agosto de 2019

Oitava Série

Oitava Série (Eighth Grade, EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Bo Burnham
Elenco – Elsie Fisher, Josh Hamilton, Emily Robinson, Jake Ryan.

Kayla (Elsie Fisher) é uma adolescente que vive com o pai viúvo (Josh Hamilton) e está no último ano da escola, prestes a ir para o colegial. 

O medo de enfrentar um novo mundo, junto com uma grande insegurança para se relacionar com adolescentes faz com que cada novo passo seja um verdadeiro desafio em sua vida. Seu pai tenta de todas as formas entender o que filha está passando. 

O roteiro escrito pelo jovem diretor e ator Bo Burnham recria com perfeição as dificuldades enfrentadas por uma adolescente que foge do padrão normal cobrado pela sociedade. A timidez ainda é vista com algo ruim, principalmente nesta fase de transição na vida, quando a criança entra na adolescência e fica numa espécie de limbo entre a infância e a vida adulta. 

A garota consegue superar sua timidez nos vídeos que divulga em seu canal na internet, diferente da dificuldade em se comunicar na vida real. O diretor acerta também ao mostrar como a nova geração se relaciona melhor com a tecnologia do que com as pessoas. O celular se tornou um aparato obrigatório que fica a mão dia e noite. 

O filme ganha pontos pela espontânea interpretação da garota Elsie Fisher, que passa toda a insegurança de sua personagem de uma forma dolorosa em alguns momentos e também por ser bastante realista.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito, muito interessante.
Tenho uma neta pré-adolescente que tem timidez e é uma "chata de galocha".
Porque timidez e chatice se confundem.
Vou anotar.
Bjs

Hugo disse...

Liliane - O filme retrata bem a difícil fase da adolescência.

Luli Ap. disse...

O xis da questão é que muitos adolescentes enfrentam dificuldades na vida real exatamente por não saberem se posicionar ou por não saberem praticar a empatia e muitos colégios não oferecem esse suporte psicológico.
E os pais ou estão trabalhando ou não conseguiram ainda estabelecer laços de comunicação como inserção.
Acho relativo dizer que timidez é ruim.
Tem muita gente tímida que se dá super bem num ambiente de TI ou literário.
Eu acho que em determinada circunstância é até bacana porque tem muitas pessoas desenvoltas e beeeeeeem desagradáveis.
Faça aqui um parênteses na política, por exemplo 😕😕
Desculpa aaaeee o textão.
Levo a indicação.

Hugo disse...

Luli - Pode escrever bastante, sem problema algum. Concordo, muitas vezes a timidez é reflexo da relação familiar. Esta falta de suporte das escolas também é outro fator. Nem todas as pessoas tem facilidade em se relacionar socialmente.

Bjs