terça-feira, 20 de agosto de 2019

A Professora do Jardim de Infância

A Professora do Jardim de Infância (The Kindergarten Teacher, EUA / Israel / Inglaterra / Canadá, 2018) – Nota 6,5
Direção – Sara Colangelo
Elenco – Maggie Gyllenhaal, Parker Sevak, Gael Garcia Bernal, Michael Chernus, Ajay Naidu, Rosa Salazar, Anna Baryshnikov, Daisy Tahan, Sam Jules.

Lisa (Maggie Gyllenhaal) é uma professora de jardim de infância que durante a noite participa de um curso de poesia. 

Quando o pequeno aluno Jimmy (Parker Sevak) de apenas cinco anos demonstra talento para criar poesias, Lisa fica obcecada em ajudar o garoto a desenvolver seu dom, mesmo que para isso tenha que ultrapassar os limites éticos. 

O roteiro escrito pela diretora Sara Colangelo é baseado em um livro em que o tema principal é a tentativa de superar suas frustrações através do talento de outra pessoa. 

A protagonista vivida por Maggie Gyllenhaal não tem o talento para escrever grandes poesias e se sente frustrada por seu marido (Michael Chernus) e principalmente seu casal de filhos não se importarem com o modo de vida intelectual. 

Ela vê no pequeno Jimmy a chance ser uma espécie de mentora, mesmo que as pessoas ao redor não tenham interesse algum naquilo. Pode-se fazer um paralelo com os pais que pressionam os filhos a seguirem determinada carreira apenas por uma questão de orgulho pessoal. 

O filme perde alguns pontos pela narrativa fria, lenta a até estranha em alguns momentos, além da ingênua escolha final da protagonista. Vale destacar a boa atuação de Maggie Gyllenhaal.

6 comentários:

Rodrigo Duarte disse...

O filme é a refilmagem de um longa de Nadav Lapid, de mesmo nome, carregado por uma abordagem mais política. Não vi a versão americana, mas duvido que essa complexidade seja explorada nela.

Liliane de Paula disse...

Já vai para minha lista.
Tem um enredo interessante, além da maravilhosa Maggie Gylhenhaal.
Bjs

Marília Tasso disse...

Não vi essa versão, mas o original israelense é potente e é um dos meus filmes preferidos.

Hugo disse...

Rodrigo - Realmente não chega a ser um filme complexo. Eu vi a protagonista mais como uma pessoa ingênua do que complexa.

Liliane - Acredito que vc irá gostar.

Marília - O original eu não vi.

Abraço

Luli Ap. disse...

Gostei muito da premissa.
Várias temáticas me interessaram: baseado em livro, superar as frustrações através do talento de outra pessoa, poesia e mentoria.
Apesar do final não ser surpreendente querooo sim ver.

Hugo disse...

Luli - O filme tem algumas falhas, mas a história é interessante.

Bjs