quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Bem-Vindos a Marwen

Bem-Vindos a Marwen (Welcome to Marwen, Japão / EUA, 2018) – Nota 7
Direção – Robert Zemeckis
Elenco – Steve Carell, Leslie Mann, Diane Kruger, Merritt Wever, Neil Jackson.

Mark Hogancamp (Steve Camp) foi espancado por cinco homens, ficando com sequelas físicas e psicológicas. Ele perdeu a capacidade de escrever e foi obrigado a abandonar a carreira de ilustrador, além de sua memória ter sido quase toda apagada. 

Para seguir com a vida, ele criou uma mini-cidade fictícia chamada “Marwen”, que ficaria na Bélgica durante a Segunda Guerra Mundial. Utilizando bonecos e bonecas conhecidos como “action figures”, Mark tira fotos e cria suas histórias sobre um soldado que com ajuda de algumas mulheres enfrenta os nazistas. 

Desde o misto de animação com atores de verdade em “Uma Cilada Para Roger Rabbit” de 1988 que o diretor Robert Zemeckis vez por outra se arrisca neste tipo de obra. Outros exemplos são “O Expresso Polar” e “A Lenda de Beowulf”. 

Este “Bem-Vindos a Margem” é baseado em uma história real e tem como ponto principal a questão do sofrimento para superação de um trauma. As sequências em que os “action figures” entram em cena refletem o sentimento do protagonista em relação aos fatos da vida real, sempre levando em conta que os bonecos dos soldados nazistas que teimam em renascer simbolizam seus agressores. 

O sempre competente Steve Carell consegue passar todo os medos e traumas de seu personagem de uma forma dolorosa. 

Zemeckis entrega um drama triste com metade das cenas “interpretadas” por bonecos.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Que diferente!
Além da fantasia é baseado em fatos!
E eu gosto demais do Steve Carell.
Levo a indicação.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - Não sou grande fã do estilo, mas gostei do filme. A forma como é a história é contada é bastante criativa, além de ser fato real.

Bjs