sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Zona Hostil & Os Pássaros Amarelos


Zona Hostil (Zona Hostil, Espanha, 2017) – Nota 6,5
Direção – Adolfo Martinez Perez
Elenco – Ariadna Gil, Raul Mérida, Roberto Álamo, Antonio Garrido, Ingrid Garcia Johnson.

Afeganistão, 2012. Uma equipe de resgate médico é enviada para o deserto onde um grupo de soldados espanhóis cuida de dois americanos feridos. Ao chegar no local, o helicóptero com os médicos tomba ao pousar, mas não chega a ferir os tripulantes. Enquanto o grupo de soldados espera um novo helicóptero para o resgate, a região é cercada por rebeldes. 

Baseado numa história real, esta produção espanhola segue o estilo hollywoodiano de abordar as guerras recentes. As cenas de ação são bem feitas e a história não chega a apelar para o heroísmo, porém parte da premissa real é absurda.

Os soldados foram obrigados a esperar o resgate por mais tempo do que o necessário dando chance para serem cercados porque os oficiais de comando queriam resgatar também o helicóptero avariado. 

O filme ganha pontos por ser curto e ir direto ao ponto da ação.

Os Pássaros Amarelos (The Yellow Birds, EUA, 2017) – Nota 6,5
Direção – Alexandre Moors
Elenco – Alden Ehrenreich, Tye Sheridan, Jack Huston, Toni Collette, Jennifer Aniston, Jason Patric, Lee Tergesen, Carrie Wampler, Olivia Crocicchia.

Brandon (Alden Ehrenreich) e Daniel (Tye Sheridan) se tornam amigos durante um treinamento militar. De forma surpreendente eles logo são enviados rapidamente para o Afeganistão, servindo na companhia do sargento Sterling (Jack Huston).

Uma narrativa paralela pula para alguns meses depois, quando Brandon retorna para casa. Ele se mostra calado, frustrado e com sinais de trauma, guardando um segredo de algo que presenciou no Afeganistão. 

A forma como o diretor divide a narrativa cria uma expectativa em relação ao que aconteceu no conflito, explorando este segredo também para fomentar o drama envolvendo as mães dos protagonistas vividas por Toni Collette e Jennifer Aniston.

A proposta é mostrar como a guerra afeta de forma dramática todos os envolvidos, inclusive os familiares. Muitas vezes o sobrevivente volta intacto fisicamente, mas como emocional destruído. 

Mesmo resvalando um pouco no melodrama na parte final, o longa alcança o objetivo de focar em pessoas abaladas pela guerra.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Vou anotar os dois, Zona Hostil por ser espanhol e curto vai direto à questão e Os pássaros amarelos por cumprir o prometido de mostrar não só os soldados mas tb familiares como são abalados psicologicamente.

Hugo disse...

Luli - São filmes medianos, que prendem a atenção. Indicados para quem gosta do gênero.

Bjs