quarta-feira, 18 de outubro de 2017

[Rec]

[Rec] ([Rec], Espanha, 2007) – Nota 7
Direção – Jaume Balagueró & Paco Plaza
Elenco – Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Yaman Serrano, Pablo Rosso.

Uma jovem repórter (Manuela Velasco) e um cinegrafista (Pablo Rosso) tem a missão de cobrir um dia de trabalho em uma base do corpo de bombeiros em Barcelona. 

Esperando algum chamado para fazer uma reportagem em busca de audiência, a jornalista fica animada quando os bombeiros seguem para atender uma ocorrência em um prédio residencial. 

Ao chegarem no local, eles encontram uma mulher completamente descontrolada que os ataca. Os demais moradores tentam fugir, porém o prédio é cercado pela polícia. As autoridades acreditam que o prédio seja o foco de uma infecção desconhecida. 

Este competente terror de baixo orçamento fez grande sucesso na época ao explorar o estilo do falso documentário que começou com o superestimado “A Bruxa de Blair”, em que algum personagem participa e filma toda a ação. 

A proposta aqui funciona bem. A narrativa ágil é perfeita para o desespero que toma conta das pessoas presas no edifício. As cenas sangrentas também agradam ao público que gosta do estilo. 

O filme rendeu três continuações e uma refilmagem americana batizada de “Quarentena” que também rendeu uma sequência. Por mais que este original seja interessante, inclusive com uma curiosa explicação para a infecção que surge na parte final, não tive vontade a assistir as sequências ou a versão americana. A meu ver seria mais do mesmo.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito interessante, viu?
Não conheço os atores.

Assisti alguns bons filmes.
Sai da Sky e estou com a Net.
Os canais são os mesmos.

Hugo disse...

Liliane - As canais são praticamente os mesmos em todas as operadoras.

MINI CRÍTICAS disse...

Um dos filmes mais aterrorizantes que já vi. E olha que detesto found footage.

Rodrigo Mendes disse...

As continuações, assim como a refilmagem não são tão boas quanto a própria, mas, se colocarmos numa balança, o subgênero found footage já exauriu. Há filmes que são a gota! rs

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - Foi o que imaginei, por isso não tive interesse nos derivados. O gênero chegou ao limite realmente.

Abraço