quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Deserto & Transpecos


Deserto (Desierto, México /  França, 2015) – Nota 6,5
Direção – Jonás Cuarón
Elenco – Gael Garcia Bernal, Jeffrey Dean Morgan, Alondra Hidalgo, Diego Cataño, Marco Perez.

Um grupo de mexicanos viaja escondido dentro de um velho caminhão em direção a fronteira com os Estados Unidos. Um problema mecânico no meio do caminho faz com que o grupo seja obrigado a atravessar o deserto a pé, liderado por dois coiotes (Diego Cataño e Marco Perez). Um dos mexicanos é Moises (Gael Garcia Bernal), que deseja retornar aos Estados Unidos para reencontrar esposa e filho. A dura caminhada se torna bem mais perigosa quando um caçador (Jeffrey Dean Morgan) decide transformar os imigrantes ilegais em alvo. 

Este longa que mistura imigração ilegal, violência e ação marcou a estreia na direção de Jonás Cuarón, filho do ótimo diretor mexicano Alfonso Cuarón (“Gravidade”, “Filhos da Esperança”). O roteiro escrito pelo próprio Jonás em parceria com Mateo Garcia explora o ódio que alguns demonstram contra os imigrantes para criar um filme de perseguição que lembra um western. O sol castigando os personagens chega a dar sede até no espectador. Na luta de homem contra homem em um local inóspito como o deserto, muitas vezes a natureza é a vencedora.   

Transpecos (Transpecos, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Greg Kwedar
Elenco – Gabriel Luna, Johnny Simmons, Clifton Collins Jr., Julio Oscar Mechoso.

Três policiais americanos trabalham em um posto rodoviário numa estrada isolada no meio do deserto próximo da fronteira com o México. Flores (Gabriel Luna), o veterano Hobbs (Clifton Collins Jr.) e o novato Davis (Johnny Simmons) enfrentam o tédio dos longos dias contando histórias, seguindo rastros de jovens traficantes e tirando sarro dos poucos motoristas que passam pelo local. Quando um destes motoristas tenta fugir com o carro repleto de drogas, a vida dos policiais se transforma num inferno. 

A fronteira entre Estados Unidos e México é um dos locais mais violentos do mundo. Além de ser o caminho de entrada na América para os imigrantes ilegais, a região também é uma famosa rota de tráfico de drogas controlada pelos terríveis cartéis mexicanos. 

Este competente longa policial explora uma trama que mostra como a corrupção e a violência estão enraizadas na região. O medo de se tornar alvo de algum cartel leva as pessoas a atitudes desesperadas. O ponto principal do filme é a corrida dos personagens para salvar a própria vida. Para quem gosta do gênero, o longa é um boa opção.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não me interessei mesmo com sua sempre ótima resenha, Hugo.

Qual seu critério para escolher um filme?
O Diretor, acho.

Hugo disse...

Liliane - Em primeiro lugar é a história. A sinopse precisa ter algo que me interesse.