domingo, 26 de novembro de 2023

Um Tira da Pesada I, II e III

 


Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, EUA, 1984) – Nota 8
Direção – Martin Brest
Elenco – Eddie Murphy, Lisa Eilbacher, Judge Reinhold, John Ashton, Ronny Cox, Steven Berkoff, James Russo, Jonathan Banks, Bronson Pinchot, Paul Reiser, Frank Pesce.

O assassinato de um amigo leva o detetive Axel Foley (Eddie Murphy) a sair de Detroit e viajar até Los Angeles para investigar o caso. Seus métodos pouco ortodoxos batem de frente com a dupla de detetives Taggart e Rosewood (John Ashton e Judge Reinhold) que são responsáveis pelo caso, assim como a difícil relação com o tenente Bogomil (Ronny Cox). 

Clássico absoluto, este longa transformou Eddie Murphy em astro no papel que é a simbiose perfeita entre ator e personagem. Falastrão, cara de pau e manipulador, o personagem cria situações engraçadas que se casam perfeitamente com a boa trama policial. 

Esta mistura de drama e comédia foi repetida dezenas de vezes no cinema, mas quase sempre falhando em pelo menos um dos quesitos. Vale citar que vários dos divertidos diálogos entre Murphy e os policiais vividos por John Ashton e Judge Reinhold foram improvisados.

Um Tira da Pesada II (Beverly Hills Cop II, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Tony Scott
Elenco – Eddie Murphy, Judge Reinhold, Brigitte Nielsen, John Ashton, Jurgen Prochnow, Ronny Cox, Dean Stockwell, Allen Garfield, Paul Guilfoyle.

Três anos após os acontecimentos do primeiro filme, o detetive Axel Foley (Eddie Murphy) volta a Los Angeles para ajudar os detetives Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton) a investigar a tentativa de assassinato sofrida pelo tenente Bogomil (Ronny Cox). 

Esta sequência ainda entrega os diálogos divertidos e as situações engraçadas, porém com um trama mais pesada, incluindo sequências de ação mais fortes com a cara do falecido diretor Tony Scott e criminosos perigosos, com destaque para a assassina vivida por Brigitte Nielsen. 

O filme não tem a mesma originalidade do primeiro, mas ainda é uma obra que agrada os fãs do gênero e de Eddie Murphy.

Um Tira da Pesada III (Beverly Hills Cop III, EUA, 1994) – Nota 6,5
Direção – John Landis
Elenco – Eddie Murphy, Judge Reinhold, Hector Elizondo, John Saxon, Thimothy Carhart, Teresa Randle, Bronson Pinchot, Jon Tenney, Stephen McHattie.

Após a morte do seu chefe durante uma batida policial em Detroit, as pistas levam novamente o detetive Axel Foley (Eddie Murphy) para Los Angeles. Desta vez ele reencontrará apenas o antigo amigo detetive Rosewood (Judge Reinhold), que tem um novo parceiro (Hector Elizondo) e juntos iniciarão uma investigação que levará até uma quadrilha de falsificadores de dinheiro. 

Este terceiro longa é o mais fraco da franquia, não por ser ruim, mas por ter uma história mais genérica e diálogos sem a mesma qualidade dos filmes anteriores. Algumas boas sequências de ação e a direção de John Landis que explora a habitual participação de diretores famosos em pontas são os destaques.

Nenhum comentário: