domingo, 19 de novembro de 2023

O Último Pistoleiro, Jamais Foram Vencidos & Os Comancheros

 


O Último Pistoleiro (The Shootist, EUA, 1976) – Nota 7,5
Direção – Don Siegel
Elenco – John Wayne, Lauren Bacall, Ron Howard, James Stewart, Richard Boone, Hugh O’Brian, Bill McKinney, Harry Morgan, John Carradine, Sheree North, Scatman Crothers.

Carson City, 1901. J.B. Brooks (John Wayne) é um famoso pistoleiro que ao descobrir que está com câncer terminal decide abandonar a arma e viver tranquilamente seus últimos dias, o que não será nada fácil. 

Este western com uma trama mais voltada para o drama foi o último trabalho do astro John Wayne, que na época sofria da mesma doença de seu personagem, que o levaria à morte em 1979. O filme é repleto de simbolismos, como a triste da ligação entre ator e personagem e a época em que passa a história no início do século XX que marcava ao final da era do oeste sem lei, que estava sendo engolido aos poucos pela modernidade. 

Outro simbolismo é o próprio final da era de ouro do western no cinema, que em meados dos anos setenta já era considerado um gênero em decadência, que teve um novo alento somente nos anos noventa após “Os Imperdoáveis” de Clint Eastwood. 

No elenco destaque para nomes gigantes como Lauren Bacall e James Stewart, este segundo um ícone do gênero igual John Wayne.

Jamais Foram Vencidos (The Undefeated, EUA, 1969) – Nota 7
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – John Wayne, Rock Hudson, Antonio Aguilar, Ben Johnson, Jan Michael Vincent, Harry Carey Jr, Bruce Cabot, Merlin Olsen, Royal Dano, Lee Meriwether, John Agar.

Pouco tempo após o final da Guerra da Secessão, um batalhão de soldados da União liderado pelo Coronel Thomas (John Wayne) e outro grupo do exército Confederado comandado pelo Coronel Langdon (Rock Hudson) são obrigados a juntar forças para transportar cavalos para o governo mexicano. A missão é ainda mais complicada porque o agora grupo unificado terá de enfrentar a fúria dos revolucionários mexicanos. 

Este western explora os conflitos nos EUA e no México no final do século XIX para criar uma história clássica em que a travessia do oeste americano se torna uma violenta saga. Destaque para a disputa entre os astros John Wayne e Rock Hudson e para as caprichadas sequências de ação.

Os Comancheros (The Comancheros, EUA, 1961) – Nota 7
Direção – Michael Curtiz
Elenco – John Wayne, Stuart Whitman, Lee Marvin, Ina Balin, Bruce Cabot, Nehemiah Persoff, Michael Ansara, Patrick Wayne, Jack Elam, Edgar Buchanan.

O Texas Ranger John Cutter (John Wayne) prende o jogador de pôquer Paul Regret (Stuart Whitman) que matou o filho de um juiz durante um conflito numa mesa de jogo. Ao transportar o sujeito para ser julgado, Cutter cruza o caminho de um violento bando de comancheros, que são criminosos que vendem armas para os índios, iniciando um novo conflito. 

Este western foi o último trabalho do grande diretor Michael Curtiz, que estava doente e dividiu de modo informal a direção com o astro John Wayne, que não foi creditado. Curtiz faleceria no ano seguinte. 

O filme está longe de ser um clássico e tem alguns tempos mortos que são compensados pelas boas sequências de tiroteio. Destaque para a pequena, porém marcante participação de Lee Marvin.

Nenhum comentário: