quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Torrentes de Paixão, Por Quem os Sinos Dobram & As Neves do Kilimanjaro

 


Torrentes de Paixão (Niagara, EUA, 1953) – Nota 7
Direção – Henry Hathaway
Elenco – Joseph Cotten, Marilyn Monroe, Jean Peters, Max Showalter, Dennis O’Dea, Richard Allan.

Um jovem casal (Max Showalter e Jean Peters) em lua de mel nas Cataratas do Niagara cruza o caminho de outro casal que está em crise (Joseph Cotten e Marilyn Monroe). Quando a jovem esposa vê a outra mulher beijando um estranho, ela fica indecisa sobre o que fazer. O pior que é a adúltera planeja matar o marido com a ajuda do amante. 

Apesar da trama simples de traição, o filme tem destaques como as belíssimas locações nas Cataratas do Niágara e o elenco, principalmente o trio principal. Para muitos, este é um dos melhores papéis de Marilyn Monroe, que demonstra ao mesmo tempo frieza e paixão para tentar colocar seu plano em ação.

Por Quem os Sinos Dobram (For Whom the Bell Tolls, EUA, 1943) – Nota 6,5
Direção – Sam Wood
Elenco – Gary Cooper, Ingrid Bergman, Katina Paxinou, Akim Tamiroff, Arturo de Córdova, Vladimir Sokoloff.

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939), o aventureiro americano Robert Jordan (Gary Cooper) se a une aos revolucionários que lutam contra o exército do ditador Franco. Enquanto preparam o ataque a uma ponte, Robert se envolve com a jovem Maria (Ingrid Bergman) que teve seus pais assassinados. 

Baseado em uma obra autobiográfica de Ernest Hemingway, que lutou como voluntário no conflito citado, este drama produzido durante a Segunda Guerra Mundial faz uma espécie de paralelo com a luta dos aliados contra os nazistas. 

O filme segue o estilo clássico dos dramas de guerra da época, com uma cansativa longa duração que perde muito tempo no romance. As duas horas e quarenta e cinco minutos são exageradas. As sequências de ação são bem produzidas e destaque para o elenco. 

Além do casal de astros Gary Cooper e Ingrid Bergman, vale citar a explosiva revolucionária vivida pela grega Katina Paxinou e o líder do grupo interpretado pelo russo Akim Tamiroff.

As Neves do Kilimanjaro (The Snows of Kilimanjaro, EUA, 1952) – Nota 6
Direção – Henry King & Roy Ward Baker
Elenco – Gregory Peck, Susan Hayward, Ava Gardner, Hildegard Knef, Leo G. Carroll.

Ferido na perna durante um safári na África, o escritor Harry Street (Gregory Peck) está com sua esposa Helen (Susan Hayward) esperando ajuda em uma tenda ao lado do Monte Kilimanjaro. Enquanto espera, ele relembra sua vida de aventuras e romances que o levaram até aquele momento. 

Baseado em um livro de Ernest Hemingway, que utilizou referências autobiográficas para escrever a história, este longa ao mesmo tempo em que segue o estilo de narrativa clássica das obras dos anos cinquenta, deixa a desejar na irregularidade do ritmo e nas várias mudanças de situações e locais que jamais se aprofundam em algo. 

Até mesmo as poucas sequências de batalha durante a Revolução Espanhola em que o escritor participou são fracas. Vale citar que algumas sequências foram dirigidas pelo inglês Roy Ward Baker, que não foi creditado. 

É um filme razoável, indicado apenas para os fãs inveterados de obras antigas.

Nenhum comentário: