quarta-feira, 22 de março de 2023

Os Fabelmans

 


Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA / Índia, 2023) – Nota 7,5
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Michelle Williams, Paul Dano, Gabriel LaBelle, Seth Rogen, Judd Hirsch, Jeannie Berlin, Robin Bartlett, David Lynch.

Em 1952, com apenas seis anos de idade, ao ser levado pelos pais (Paul Dano e Michelle Williams) para ver o filme “O Maior Espetáculo da Terra”, Sammy Fabelman se apaixona pelo cinema. 

Na adolescência, Sammy (Gabriel LaBelle) inicia o sonho de se tornar diretor comandando produções caseiras com colegas de escola, mas também precisa enfrentar os problemas da vida familiar por causa da crise no casamento de seus pais. 

Este sensível longa é uma visão autobiográfica de Spielberg em relação a sua infância e principalmente a adolescência. Ele divide o roteiro em dois temas que estão diretamente ligados. A forma como sua criatividade cinematográfica se desenvolve e como a relação de seus pais afeta seu sonho de se tornar diretor. 

As sequências dos filmes caseiros são divertidas e interessantes, mostrando pequenos truques que ele usava para criar efeitos visuais. Por outro lado, a crise dos pais é dolorosa, tanto pelo desequilíbrio da mãe como pela passividade do pai. 

O filme perde alguns pontos na parte final relacionada ao colégio que apela aos clichês dos filmes adolescentes. 

Destaque para a simples e também genial participação do diretor David Lynch interpretado outro famoso diretor de cinema. 

No geral é um bom filme, mas ainda abaixo das melhores obras de Spielberg.

Nenhum comentário: