sábado, 25 de março de 2023

Babilônia

 


Babilônia (Babylon, EUA, 2022) – Nota 5,5
Direção – Damien Chazelle
Elenco – Brad Pitt, Margot Robbie, Diego Calva, Jean Smart, Olivia Wilde, Jovan Adepo, Flea, Lukas Haas, Li Jun Li, Patrick Fugit, Eric Roberts, P.J. Byrne, Max Minghella, Samara Weaving, Jeff Garlin, Ethan Suplee, Tobey Maguire.

O roteiro escrito pelo diretor Damien Chazelle apresenta uma premissa sensacional ao explorar os chamados “Anos Loucos de Hollywood”. A década de 1920 que além das loucuras também mudou a cara do cinema que deixou de lado os filmes mudos, abraçou as enormes possibilidades do som e enterrou carreiras. 

Apesar de apresentar muitos personagens, o foco principal fica em três. A vida sem limites da personagem de Margot Robbie que sai do anonimato e se entrega a todas as loucuras possíveis para se tornar uma estrela. O astro beberrão vivido por Brad Pitt que vê seus dias de glória indo pelo ralo. E o jovem faz tudo de Diego Calva, que com ingenuidade se apaixona pela atriz maluca e sonha em fazer carreira no cinema. 

Dito isso, os maiores problemas do longa são a vontade de chocar o público com sequências escatológicas como a do elefante logo no início, as festas que na verdade são mostradas como orgias malucas e as atuações exageradas dos personagens caricatos. São gritos, discussões e um ritmo acelerado que transforma o longa em uma obra barulhenta e irritante em vários momentos. 

Este cinema que coloca os excessos, a escatologia e os absurdos acima da história e da sobriedade dos personagens não me agrada.

Nenhum comentário: