quinta-feira, 2 de março de 2023

Sem Espaços Seguros ou Os Cancelados

 

    

Sem Espaços Seguros ou Os Cancelados (No Safe Spaces, EUA, 2019) – Nota 7,5
Direção – Justin Folk
Documentário

O professor e locutor de rádio Dennis Prager e o comediante Adam Carolla são pessoas de origens e carreiras extremamente diferentes, porém se uniram nos últimos anos para defender a mesma causa que vem sendo atacada. 

A liberdade de expressão sempre foi um dos pilares da sociedade americana e por consequência dos países democráticos, porém este direito vem sendo atacado por políticos, entidades ideológicas de esquerda e até mesmo pela mídia que deveria ser a maior defensora do tema. 

Nos últimos três anos essa perseguição contra as pessoas que manifestam opinião contrárias as ideias da esquerda aumentou de uma forma exponencial, fato que comprova que a preocupação da dupla neste documentário tem total fundamento. 

Os protestos violentos em algumas universidades em que Prager e Carolla foram fazer palestras é outra prova de que a situação é extremamente complicada. 

O doc apresenta depoimentos de várias pessoas conhecidas que foram e são perseguidas por demonstrar suas ideias como o professor Jordan Peterson, os palestrantes Ben Shapiro e Dave Rubin, além do ator e comediante Tim Allen, entre outros. 

Infelizmente as pessoas e grupos que tentam calar quem não concorda com suas ideias, parece não imaginar que em algum momento eles mesmos serão calados por algum outro motivo. É o círculo vicioso da perseguição ideológica.

Nenhum comentário: