sexta-feira, 3 de março de 2023

Tommy, The Wall & Quadrophenia

 


Tommy (Tommy, Inglaterra, 1975) – Nota 7
Direção – Ken Russell
Elenco – Jack Nicholson, Ann Margret, Roger Daltrey, Elton John, Oliver Reed, Tina Turner, Eric Clapton, Keith Moon, Robert Powell.

Após ser dado como morto na Segunda Guerra, um piloto (Robert Powell) retorna para a Inglaterra e encontra sua esposa (Ann Margret) vivendo com outro sujeito (Oliver Reed). A situação gera um conflito que termina no assassinato do piloto em frente de seu filho Tommy (Roger Daltrey na vida adulta), que ao crescer se torna cego, surdo e mudo por causa do trauma. Esta história bizarra com visual psicodélico e narrativa agitada é uma ópera-rock baseada nas músicas da banda The Who, a qual Roger Daltrey é o vocalista.

Pink Floyd – The Wall (Pink Floyd – The Wall, Inglaterra, 1982) – Nota 6
Direção – Alan Parker
Elenco – Bob Geldof, Cristine Hargreaves, Bob Hoskins, Jenny Wright.

Baseado no famoso álbum “The Wall” da banda Pink Floyd, este longa é uma maluca viagem sobre a vida de um atormentado astro de rock (Bob Geldof). Não existe uma narrativa coesa, o que vemos são pedaços da vida do sujeito, desde crises pessoais, melancolia, traumas de infância relacionadas a família e a escola, além de uma clara crítica contra a educação inglesa. Eu vejo como uma experiência estranha e cansativa, sendo na verdade uma obra indicada para os fãs do Pink Floyd.

Quadrophenia (Quadrophenia, Inglaterra, 1979) – Nota 6,5
Direção – Franc Roddam
Elenco – Phil Daniels, Leslie Ash, Phil Davis, Sting, Mark Wingett, Ray Winstone

Londres, 1965. Jimmy (Phil Daniels) é um jovem descontente com a vida e com família que trabalha como office boy e nos finais de semana se junta a uma gangue de motoqueiros para curtir festas, mulheres, bebidas e drogas. O auge chega em um final de semana de festa na cidade litorânea de Brighton, local onde Jimmy e seus amigos entrarão em conflito com uma gangue rival. 

Este drama explora a juventude rebelde na Inglaterra dos anos sessenta em que uma grande mudança de costumes estava ocorrendo e por consequência aumentando os conflitos de gerações entre pais e filhos. Em meio ao drama e a rebeldia, outro destaque do longa é a ótima trilha sonora repleto de rocks da época.    

Nenhum comentário: