quarta-feira, 1 de março de 2023

A Chiara

 


A Chiara (A Chiara, Itália / França, 2021) – Nota 7
Direção – Jonas Carpignano
Elenco – Swamy Rotolo, Claudio Rotolo, Grecia Rotolo, Giuseppina Rotolo, Giorgia Rotolo, Carmela Fumo.

Em uma pequena cidade da Calábria na Itália, uma família comemora o aniversário de dezoito anos da filha Giulia (Grecia Rotolo). No final da noite, um fato inesperado leva o pai Claudio (Claudio Rotolo) a desaparecer. Cada vez mais incomodada com o silêncio da família sobre o sumiço do pai, a filha Chiara (Swamy Rotolo) de quinze anos começa a fazer perguntas e investigar, o que a levará a descobrir segredos dolorosos. 

Nascido em Nova York, porém com descendência italiana, o diretor e roteirista Jonas Carpignano ficou conhecido por uma sequência de trabalhos que mostram as peculiaridades obscuras da Calábria, região pobre no sul da Itália onde a Máfia N’Drangheta tem grande força. 

 O curta “A Ciambra” e o longas “Mediterranea” e “Ciganos da Ciambra” são completados com este “A Chiara”. Não chegam a ser histórias sequenciais, na verdade a ligação está no local e nos personagens que navegam pelos filmes, mesmo sendo pequenas participações. 

A família é o ponto principal deste longa. Ela se desestabiliza com a ausência do pai, afetando muito a adolescente Chiara que passa demonstrar sua frustração em atitudes. A parte final também coloca em discussão as questões de como o ambiente interfere na vida de um adolescente e também a política italiana de tentar afastar jovens de suas famílias problemáticas. 

É um filme doloroso e realista.

Nenhum comentário: