domingo, 18 de dezembro de 2022

O Enxame & Avalanche

 

O Enxame (The Swarm, EUA, 1978) – Nota 5,5
Direção – Irwin Allen
Elenco – Michael Caine, Katharine Ross, Richard Widmark, Henry Fonda, Richard Chamberlaind, Olivia DeHavilland, Fred MacMurray, Ben Johnson, Lee Grant, José Ferrer, Patty Duke Astin, Bradford Dillman, Cameron Mitchell, Alejandro Rey.

Abelhas africanas que por algum motivo estão na América do Sul desenvolvem uma mutação que pode matar um ser humano com poucas picadas. Quando um enxame destas abelhas assassinas migra para os EUA, o desespero toma conta da população e o governo tenta todo custo encontrar uma forma de deter a terrível ameaça. 

O diretor e o produtor Irwin Allen que veio da tv onde comandou séries de sucesso nos anos sessenta como “Perdidos no Espaço”, “Túnel do Tempo” e “Viagem ao Fundo do Mar” foi um dos pais do chamado cinema catástrofe, tendo como trabalho mais famoso o clássico “Inferno na Torre”. 

Este “O Enxame” foi produzido em um momento em que o gênero estava saturado e para piorar, a trama inverossímil e a narrativa arrastada atrapalham bastante. O filme tem duas versões, sendo a mais longa de duas horas e meia de duração. O elenco recheado de astros era comum no gênero e na época, mas neste caso somente isso não conseguiu salvar o longa.

Avalanche (Avalanche, EUA, 1978) – Nota 4,5
Direção – Corey Allen
Elenco – Rock Hudson, Mia Farrow, Robert Forster, Jeanette Nolan, Steve Franken, Barry Primus, Rick Moses, Jerry Douglas.

David Shelby (Rock Hudson) é o administrador de um resort nas montanhas do Colorado que recebe um grande número de turistas. Além do trabalho, Shelby tenta reconciliação com sua ex-esposa Caroline (Mia Farrow). Uma inesperada avalanche transformará o local de férias em um pesadelo. 

Este longa foi produzido por Roger Corman, o rei dos filmes B que tentava pegar carona no sucesso do cinema catástrofe da época. Conhecido por produzir filmes com baixo orçamento, Corman até gastou mais do que o seu normal, mesmo inserindo sequências de avalanches reais para diminuir o custo. 

O filme é ruim, muito pelo roteiro que explora pequenas histórias bobas, inclusive a principal entre o protagonista e a ex-esposa. Apesar de nomes conhecidos, os personagens também são mal desenvolvidos e os coadjuvantes inexpressivos.

Nenhum comentário: