segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Anti-Herói Americano & Funny Pages

 


Anti-Herói Americano (American Splendor, EUA, 2003) – Nota 6,5
Direção – Shari Springer Berman & Robert Pulcini
Elenco – Paul Giamatti, Hope Davis, James Urbaniak, Judah Friedlander, Harvey Pekar, Toby Radloff, Donal Logue, Molly Shannon

Cleveland, anos setenta. Harvey Pekar (Paul Giamatti) trabalha como arquivista em um hospital ao mesmo tempo em que escreve histórias em quadrinhos como hobby. 

Levando uma vida ordinária e se mostrando uma pessoa pessimista, Harvey decide arriscar uma nova empreitada ao conhecer sua futura esposa Joyce (Hope Davis) e testemunhar a pequena fama do cartunista Robert Crumb (James Urbaniak), que é seu amigo e também um sujeito complicado. 

Este longa é baseada na vida real do cartunista Harvey Pekar que faleceria em 2010. O grande acerto do filme são as caracterizações dos personagens que ficaram muitos parecidos com as figuras verdadeiras, principalmente Paul Giamatti que absorveu inclusive os trejeitos de Pekar. 

O “American Splendor” do título é a série de quadrinhos autobiográficos que fizeram Pekar ficar conhecido. O resultado é um longa indicado para quem curte quadrinhos alternativos.

Funny Pages (Funny Pages, EUA, 2022) – Nota 5,5
Direção – Owen Kline
Elenco – Daniel Zolghadri, Matthew Maher, Miles Emanuel, Maria Dizzia, Josh Pais, Stephen Adly Guirgis, Michael Townsend Wright.

Robert (Daniel Zolghadri) é um adolescente com talento para ser cartunista. Ele decide abandonar os estudos contra a vontade dos pais, sai de casa para morar em um quarto na casa de alguns sujeitos estranhos e assim tenta sobreviver de seus desenhos e pequenos trabalhos. 

Escrito e dirigido pelo estreante Owen Kline, que é filho do astro Kevin Kline com a atriz aposentada Phoebe Cates, este longa é uma sucessão de sequências bizarras com personagens estranhos. 

A rebeldia e ao mesmo independência buscada pelo protagonista varia entre a ingenuidade e a teimosia, assim como a relação estranha que ele cria com outro cartunista perturbado vivido por Matthew Maher. 

Em alguns momentos parece um filme experimental, como se fosse uma busca do próprio diretor pela sua identidade. 

Nenhum comentário: