quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Demônio da Noite & Lágrimas Tardias

 


Demônio da Noite (He Walked by Night, EUA, 1949) – Nota 7
Direção – Alfred L. Werker & Anthony Mann
Elenco – Richard Basehart, Scott Brady, Roy Roberts, Whit Bissell, James Cardwell, Jack Webb.

Durante uma abordagem de rotina, um policial é assassinado por um ladrão (Richard Basehart) que foge pela noite de Los Angeles. Rapidamente o esquadrão de polícia inicia uma perseguição massiva ao criminoso. 

Este longa policial de estilo noir é baseado em um fato real que resultou numa famosa caçada. A trama é simples, os pontos altos são a fotografia de uma Los Angeles noturna, os personagens fortes e as boas sequências de ação, algumas deles dentro dos túneis de esgoto da cidade. 

Como curiosidade, o ator Jack Webb que tem aqui um pequeno papel, dois anos depois seria o protagonista da famosa série policial “Dragnet” baseada em crimes reais que ficaria no ar de 1951 a 1959 e novamente de 1967 a 1970. 

Em 2003 foi lançada uma nova versão da série protagonizada por Ed O’Neill que apesar de ser bem interessante, durou apenas duas curtas temporadas. Uma versão para o cinema também foi produzida em 1987 com Dan Aykroyd e Tom Hanks, porém voltada totalmente para a comédia.

Lágrimas Tardias (To Late for Tears, EUA, 1949) – Nota 7,5
Direção – Byron Haskin
Elenco – Lizabeth Scott, Don DeFore, Dan Dureya, Arthur Kennedy, Kristine Miller, Barry Kelley.

Uma fato totalmente inesperado faz com que uma maleta cheia de dinheiro caia no colo do casal Alan (Arthur Kennedy) e Jane (Lizabeth Scott) que está viajando para visitar a irmã dela (Kristine Miller) e o cunhado (Don DeFore). 

Mesmo sendo perseguidos a princípio, o casal decide ficar com o dinheiro, dando início uma intrincada sequência de mentiras e traições em que a ganância fala mais alto. 

Este esquecido filme noir explora todos os clichês (no bom sentido) que transformaram o gênero em sucesso na época, com destaque para a manipuladora protagonista vivida por Lizabeth Scott. O roteiro ainda guarda uma surpresa para a sequência final. 

Vale citar que o diretor Byron Haskin é muito mais conhecido pelo clássico da ficção “A Guerra dos Mundos”.

Nenhum comentário: