sexta-feira, 21 de julho de 2017

Regras da Atração & Segundas Intenções


Regras da Atração (The Rules of Attraction, EUA, 2002) – Nota 7
Direção – Roger Avary
Elenco – James Van Der Beek, Shannyn Sossamon, Ian Somerhalder, Kip Pardue, Jessica Biel, Clifton Collins Jr, Thomas Ian Nicholas, Jary Baruchel, Kate Bosworth, Eric Stoltz, Swoosie Kurtz, Faye Dunaway, Fred Savage.

Anos oitenta, Escola de Artes Camden. O jovem Sean Bateman (James Van Der Beek) é um pequeno traficante que se aproveita de sua aparência para conquistar e dispensar garotas. Quando começa a receber bilhetes de uma admiradora secreta, Sean imagina que a garota seja a bela Lauren (Shannyn Sossamon), que está guardando a virgindade para seu namorado (Kip Pardue) que está viajando. Sean também é alvo de Lara (Jessica Biel) e do bissexual Paul (Iam Somerhalder). 

Esta ciranda de desejos, traições e sexo é baseada numa obra de Bret Easton Ellis, escritor famoso por retratar o lado decadente dos jovens de classe alta americana. Por sinal, na obra de Ellis, o jovem Sean Bateman é irmão mais novo de Patrick Bateman, personagem principal de “Psicopata Americano”. Os dois personagens são frios, egoístas e amorais, quase como uma metáfora das mudanças de comportamento dos jovens à partir dos anos oitenta, quando a satisfação pessoal e a ambição se tornaram obrigatórias. 

O ator James Van Der Beek tentava aqui mudar sua imagem ao aceitar um papel completamente oposto ao protagonista certinho da série “Dawson’s Creek” que ele interpretava na época. Sua atuação é competente, assim com Ian Somerhalder como o afetado Paul e a curiosidade de ver o outrora astro infantil Fred Savage no papel de um drogado. Vale destacar ainda a ótima trilha sonora com músicas dos anos oitenta.

Segundas Intenções (Cruel Intentions, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – Roger Kumble
Elenco – Ryan Phillippe, Sarah Michelle Gellar, Reese Witherspoon, Selma Blair, Sean Patrick Thomas, Joshua Jackson, Louise Fletcher, Christine Baranski, Swoosie Kurtz, Eric Mabius.

Os jovens Kathryn (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian (Ryan Phillippe) se tornaram quase irmãos quando seus pais se casaram pela segunda vez. Vivendo em Manhattan, ricos e amorais, eles fazem uma aposta após Kathryn ser abandonada pelo namorado que a trocou pela ingênua Cecile (Selma Blair). Kathryn desafia Sebastian a seduzir Cecile. Ele aceita, mas aumenta a proposta. Sebastian diz que seduzirá também a jovem Annette (Reese Witherspoon), conhecida por ser virgem e que se conseguir o intento, terá direito de ir para cama com sua "irmã" Kathryn, que por seu lado aceita receber o carro do “irmão” caso ele não tenha sucesso no plano. 

O roteiro escrito pelo diretor Roger Kumble é uma adaptação moderna da famosa obra “Ligações Perigosas”, que rendeu dois ótimos filmes de época no final dos anos oitenta. O ponto principal da história é a total falta de caráter dos protagonistas, que brincam com a vida das pessoas ao seu redor. Para eles não basta ter uma vida de luxo, o prazer está também em manipular as pessoas. 

O elenco de jovens em início de carreira na época tem ótimas atuações, por sinal, Ryan Phillippe e Sarah Michelle Gellar tem provavelmente seus melhores momentos no cinema. A então coadjuvante Reese Witherspoon é quem mais sucesso obteve na sequência da carreira.  

4 comentários:

Walter Segundo disse...

Olá! Tenho os dois filmes em dvd hahaha, eu gosto mais de Segundas Intenções. Em ''As Regras da Atração'' o elenco é bacana, mas a história em si é muito fraca.

O Planeta Alternativo

Walter Segundo disse...

Já estou seguindo seu blog!

O Planeta Alternativo

Liliane de Paula disse...

Pensei que tinha o DVD de Segundas Intenções, que tem um elenco interessante.
Seria bom assistir porque tem um elenco bom. Gosto de Ryan Phillippe.

Regras da Atração, não me interessou.

Hugo disse...

Walter - Valeu, visitarei seu blog em seguida.

Liliane - São dois bons filmes sobre a juventude perdida.

Abraço