quinta-feira, 13 de julho de 2017

Perigo Extremo & A Lâmina Fatal


Perigo Extremo (Lung Foo Fong Wan ou City on Fire, Hong Kong, 1987) – Nota 7,5
Direção – Ringo Lam
Elenco – Chow Yun Fat, Danny Lee, Sun Yueh, Roy Cheung.

Um policial infiltrado em uma quadrilha especializada em roubos de joalherias tem sua identidade descoberta e termina assassinado. Para tentar desbaratar a violenta quadrilha, o inspetor de polícia Lau (Sun Yueh) convence seu sobrinho Ko Chow (Chow Yun Fat) a tomar o lugar do policial assassinado. Chow é um policial que trabalha disfarçado nas ruas e que pretendia se aposentar para se casar. Ele aceita a proposta do tio na condição de ser seu último trabalho.

Quando Quentin Tarantino lançou “Cães de Aluguel”, citou que sua inspiração foi este “Perigo Extremo”. Vários situações são semelhantes, inclusive a clássica cena de três sujeitos apontando as armas entre si. O sucesso de Tarantino fez com que as obras de Ringo Lam fossem descobertas no ocidente e o próprio diretor convidado para dirigir “Risco Máximo” com Jean Claude Van Damme. O filme fracassou, assim como mais dois trabalhos que ele faria em parceria com Van Damme.

Para quem conhece e gosta do cinema de Hong Kong dos anos oitenta e início dos noventa, sabe que diretores como John Woo e Tsui Hark comandaram longas sensacionais em termos de violência e ação. O trabalho de Ringo Lam é um pouco diferente. O filme é muito mais um drama policial sobre lealdade com algumas boas cenas de perseguição, chegando ao clímax no explosivo tiroteio final.

Vale destacar a presença de Chow Yun Fat, o grande astro dos filmes de John Woo em Hong Kong e que fez também bons filmes americanos como “O Corruptor” e “Assassinos Substitutos”.

A Lâmina Fatal (Shao Lin Men, Hong Kong, 1976) – Nota 6
Direção – John Woo
Elenco – Tao Liang Tan, James Tien, Jackie Chan, Sammo Hung, John Woo.

Shih (James Tien) é um ex-aluno do templo de Shaolin que abandonou seu mestre e formou se próprio exército denominado Manchu. Ela envia seus homens liderados por Tu Ching (Sammo Hung) para destruir o templo e matar todos que estiverem lá. Um aluno, Yun Fei (Tao Liang Tan), consegue escapar e abraça a missão de vingar os amigos assassinados. Ele se une a um jovem que deseja vingar a morte do irmão (um jovem Jackie Chan) e mais a alguns renegados para derrotar Shih e seu bando. 

Nos anos noventa, quando o diretor John Woo e os atores Jackie Chan e Sammo Hung se tornaram astros internacionais, este curioso longa rodado nos anos setenta foi resgatado e lançado em dvd. Diferente dos filmes explosivos dirigidos por Woo nos anos oitenta e noventa em Hong Kong e das coreografias divertidas das lutas protagonizadas por Chan e Hung também naquela época, este longa segue o estilo das obras de Kung Fu dos anos setenta, com trama clássica, lutas sérias e muitos gritos. 

Poucos acreditariam que os envolvidos neste razoável longa transformariam o cinema de Hong Kong em sucesso internacional anos depois.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não, não gosto.

Hugo disse...

Liliane - É um estilo que não agrada a maioria.