quinta-feira, 27 de julho de 2017

O Jardim das Aflições

O Jardim das Aflições (Brasil, 2017) – Nota 7,5
Direção – Josias Teófilo
Documentário

O filósofo e escritor Olavo de Carvalho é o personagem principal deste documentário baseado em seu livro “O Jardim das Aflições”. 

Odiado pela esquerda brasileira, que inclusive fez campanha contra o doc, Olavo vive há muitos anos no estado da Virginia nos Estados Unidos. O doc mostra um pouco da rotina de Olavo com a família e sua vida tranquila em uma casa simples numa área rural. 

Além da questão familiar, o foco principal é dar espaço ao escritor para descrever sua maneira de ver a vida e o mundo, além de expor seu pensamento em relação aos problemas brasileiros, principalmente a questão política e a disseminação da ideologia socialista, a qual ele é um grande crítico.

Quem nunca ouviu Olavo falar e conhece seu nome apenas pelas críticas dos esquerdistas, o imagina como um radical maluco. O doc mostra outra coisa, um sujeito inteligente, com ideias atuais e que incomoda por ser firme em suas posições contra o socialismo e contra a classe política. 

Diferente de filmes chapa-branca produzidos com dinheiro da Lei Rouanet, este doc foi bancado através de Crowdfunding, sem um tostão de verba pública. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Troco sempre Olavo de Carvalho por Marco Antonio Villa.
Mas me interessa demais vê esse documentário.
Tudo que fala mal e mostra o lado podre da esquerda, me interessa.

Hugo disse...

Liliane - Os dois são grandes críticos da esquerda.