quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Lenhador

O Lenhador (The Woodsman, EUA, 2004) – Nota 8
Direção – Nicole Kassell
Elenco – Kevin Bacon, Kyra Sedgwick, Mos Def, Benjamin Bratt, Eve, David Alan Grier, Michael Shannon, Carlos Leon, Kevin Rice, Hannah Pilkes.

O pedófilo Walter (Kevin Bacon) deixa a prisão após cumprir doze anos e começa a enfrentar toda a dificuldade em voltar a sociedade e lutar contra seus demônios internos. Indo trabalhar em uma empresa de madeiras e com apenas seu chefe (David Alan Grier) sabendo do seu passado, ele desperta a curiosidade de duas funcionárias, a durona Vicki (Kyra Sedgwick) e a falsa e curiosa Mary Kay (Eve). Além disso ele precisa passar por sessões de terapia com um psiquiatra (Michael Shannon) e atender sempre ao sargento Lucas (Mos Def), que o vigia esperando que ele volte a cometer um crime. Com sua família afastada, a única pessoa que o procura é o cunhado (Benjamin Bratt), mas este sempre estando na defensiva, sem querer se aproximar muito.

Acredito ser este o primeiro filme que toca fundo na questão da pedofilia sem apelar para clichês e tenta fazer o espectador pensar na questão de uma outra forma. A interpretação de Kevin Bacon como o sujeito atormentado com seus erros, que tenta levar uma vida normal mas sabe que não é uma pessoa comum, é comovente e com certeza é a melhor atuação de sua carreira, apesar de ter feito bons papéis em “Sobre Meninos e Lobos” e “Garotas Selvagens”, aqui ele acerta em cheio num papel que poucos atores aceitariam.

9 comentários:

Amanda Aouad disse...

É muito interessante. Kevin Bacon está excelente no papel. É legal ver a simbologia do nome: "O lenhador", que seria o salvador da chapeuzinho vermelho, quando ele é, na verdade, o lobo mau.

Hugo disse...

Amanda - A diretora fez um filme inteligente e sensível, mesmo tocando em um tema espinhoso.

Até mais.

O Cara da Locadora disse...

Bem, é o filme interessante... Mas nada além disso... Destaco o excelente Mos Def...

Abraços...

Gema disse...

Tenho esse filme para ver ainda :P
Já me falaram muito bem dele...
Bjs

Hugo disse...

Cara da Locadora - Eu gostei, achei uma história difícil extremamente bem contada.

Gema - Se você gosta de um bom drama, assista.

Até mais

Wally disse...

Gosto muito do aspecto psicológico e da densa performance de Bacon.

Ricardo Martins disse...

Nossa, acabo (agora) de assistir esse filme ,achei corajoso e brilhante a atuação de Kevin Bacon, mas me senti mal pelo filme , sensação muito angustiosa!!!
Bom filme mesmo, mas que prefiro nunca mais ver na vida!

Priscila disse...

Eu queria saber se alguém puder me ajudar a identificar o perfil psicologico do personagem principal.Em um primeiro momento pensei em psicopatia mas percebe-se no filme que ele se arrepende, o que não faz parte do perfil do psicopata.Se alguém puder me ajudar fico grata.

Hugo disse...

Priscila - Primeiramente, obrigado por visitar meu blog.

Quanto ao personagem, como um cara leigo mas curioso, acredito que a doença dele se equivale a um alcoólatra ou um viciado em jogo por exemplo, que sabe que está fazendo algo totalmente errado que irá prejudica outras pessoas além dele, mas não consegue se controlar.

Abraço