sexta-feira, 24 de março de 2017

A Raposa do Mar

A Raposa do Mar (The Enemy Below, EUA, 1957) – Nota 6,5
Direção – Dick Powell
Elenco – Robert Mitchum, Curt Jurgens, David Hedison, Theodore Bikel, Russell Collins.

Segunda Guerra, Sul do Atlântico. Um destroyer comandado pelo capitão Murrell (Robert Mitchum) e um submarino alemão seguindo ordens de Von Stolberg (Curt Jurgens) se enfrentam em um jogo de gato e rato. 

Os experientes comandantes criam estratégias a partir das coordenadas e do deslocamento do inimigo. Os dois sabem que qualquer erro de cálculo pode terminar em derrota e na morte de seus tripulantes. 

Recheado de diálogos técnicos sobre navegação, este longa tem alguns pontos interessantes, como a perspicácia dos protagonistas, o questionamento do capitão alemão em relação ao porquê da guerra e até mesmo um toque pacifista, mesmo com o clímax sendo violento. 

O longa perde alguns pontos pelo excesso de diálogos técnicos e pela lentidão da narrativa. Mesmo com pouco mais de uma hora e meia, a sensação é de uma duração maior. 

É basicamente um filme indicado para quem gosta de obras sobre batalhas no mar. 

4 comentários:

Pamela Sensato disse...

Olá Hugo tudo bem?
Olha ressaltando o que vc disse o meu blog, eu estou muito decepcionada com esses filmes (adaptações de desenhos)....triste!

Esse que você indicou já vi meu pai assistindo eu acredito ser o mesmo rsrs

Beijinhosss ❥
Blog Resenhas da Pâm

Hugo disse...

Pâm - É filme antigo, geralmente as pessoas mais velhas é que gostam de assistir.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Curt Jugens lembro dessa figura.
Era um ator muito bonito. Não sei se bom ator.
Esse só me faria vê pelo ator.
Mas o tempo é curto.

Hugo disse...

Liliane - O filme é apenas razoável. O alemão Curt Jurgens trabalhou em vários filmes americanos, geralmente longas de guerra ou espionagem.