quinta-feira, 2 de julho de 2020

Charlie, um Grande Garoto

Charlie, um Grande Garoto (Charlie Bartlett, EUA, 2007) – Nota 6,5
Direção – Jon Poll
Elenco – Anton Yelchin, Robert Downey Jr, Hope Davis, Kat Dennings, Tyler Hilton, Mark Rendall.

Charlie Bartlett (Anton Yelchin) é um adolescente de família rica que é expulso de mais um colégio de elite após vender carteiras de motorista falsificadas. 

Ele vive com sua mãe (Hope Davis), que sem opção, decide enviá-lo para uma escola pública. Rapidamente, Charlie cria na nova escola uma rede de comércio ilegal de medicamentos antidepressivos, incluindo ainda uma sessão de terapia no banheiro. 

Esta comédia despretensiosa faz uma crítica a questão do uso indiscriminado de medicamentos para melhorar o ânimo e enfrentar os problemas do dia a dia. 

Mesmo sem se aprofundar no tema e com algumas sequências bobinhas recheadas de clichês, é interessante a forma como o roteiro tenta mostrar que todas as pessoas sofrem em algum momento e que na maioria das vezes não são necessários medicamentos para enfrentar estes problemas. 

A questão do uso de drogas ilícitas também está ligado a isso, na vontade de “esquecer” os problemas através de uma falsa sensação de bem estar. 

O destaque do filme fica para a atuação de Anton Yelchin, ator extremamente talentoso que faleceu ainda muito jovem em 2016 vitima de um bizarro acidente com seu carro que desengatou sozinho o freio por causa de um defeito.

Nenhum comentário: