segunda-feira, 27 de julho de 2020

O Último Fim de Ano & South Is Nothing


O Último Fim de Ano (L’Ultimo Capodanno, Itália, 1998) – Nota 6
Direção – Marco Risi
Elenco – Monica Bellucci, Francesco D’Aloja, Marco Giallini, Alessandro Haber, Beppe Fiorello, Claudio Santamaria.

Na véspera do ano novo, em um condomínio em Roma, vários personagens enfrentam situações bizarras que podem terminar mal. Temos um advogado que curte sadomasoquismo prestes a ser assaltado por uma prostituta e seus parceiros, uma mulher casada que descobre a traição do parceiro, uma esposa que pretende cometer suicídio por causa do desaparecimento do marido e uma senhora rica que desejar curtir a noite com um gigolô. 

O filme baseado é um livro de histórias curtas que focam no lado obscuro do ser humano explorando os costumes italianos. A narrativa irregular e o exagero em algumas situações resultam em um longa diferente e apenas mediano. No elenco, destaque para a belíssima Monica Bellucci como a esposa traída.

South is Nothing (Il Sud é Niente, França / Itália, 2013) – Nota 5
Direção – Fabio Mollo
Elenco – Miriam Karlkvist, Vinicio Marchioni, Valentina Lodovini, Andrea Belisario, Alessandra Costanzo.

Em uma pequena cidade do sul da Itália, Grazia (Miriam Karlkvist) é uma jovem de dezessete anos que sofre pelo desaparecimento do irmão e pela falta de perspectivas na vida. Ela trabalha na peixaria do pai (Vinicio Marchioni), que também está indeciso entre vender tudo e mudar ou continuar na mesma vida. Solitária e amargurada, Grazi questiona o pai ao ver na rua um sujeito que ela acredita ser o irmão, que por seu lado não quer dar explicações. 

Escrito e dirigido por Fabio Mollo, este estranho drama foca em uma protagonista extremamente complicada vivendo em um mundo em que a vida passa sem as pessoas serem notadas. Sua inquietação em relação a saudade do irmão e o dificuldade em se relacionar são os pontos principais. Na história em si pouca coisa acontece em meio as sequências de silêncio e outras de diálogos desconfortáveis. É um filme que não consegui simpatizar com a história ou com os personagens.

Nenhum comentário: