quinta-feira, 9 de julho de 2020

Corpus Christi

Corpus Christi (Boze Cialo, Polônia, 2019) – Nota 8
Direção – Jan Komasa
Elenco – Bartosz Bielenia, Aleksandra Konieczna, Eliza Reycembel, Tomasz Zietek, Barbara Kurzaj, Leszek Wardejn, Lukasz Simlat.

Em Varsóvia na Polônia, Daniel (Bartosz Bielenia) é um jovem que está prestes a ser libertado do reformatório onde cumpre pena. A condição para saída é Daniel aceitar o trabalho em uma madeireira numa pequena cidade do interior do país. 

Enquanto esteve preso, ele descobriu sua vocação religiosa, auxiliando o padre do reformatório, porém seu passado criminoso o impede de entrar em um seminário. Ao chegar na pequena cidade, ao invés de se apresentar no emprego, Daniel decide se passar por padre, conseguindo enganar os moradores. 

Este ótimo drama vai muito além da mentira criada pelo protagonista, que se torna um catalisador de mudanças e conflitos na pequena cidade, muito por causa de uma tragédia que ocorreu no local antes de sua chegada. 

O roteiro explora temas como morte, perdão, ódio, celibato e poder para demonstrar como o ser humano é complexo e as religiões são repletas de contradições. 

Destaque também para a ótima atuação do jovem Bartosz Bielenia, que encontrou na fé uma chance de expurgar seus demônios. 

É um filme que merece ser conhecido.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Bem interessante, Hugo.
Explora um tema que por aqui parece muito frequente (marginal sair da prisão fazendo pregação religiosa).

Desisti de Dark.
Fiquei no episódio 4 da 2a temporada.
Ver Adams com um candeeiro andando com cara de imbecil pra cima e pra baixo sem nem saber para onde seguir, me cansou.
Acho que não volto a ver.

Esperando nova temporada de Ozark.
bjs

Hugo disse...

Liliane - O filme bastante interessante, vale conhecer.

Bjs