segunda-feira, 13 de julho de 2020

A Menina do Outro Lado da Rua & O Mistério de Agatha


A Menina do Outro Lado da Rua (The Little Girl Who Lives Down the Lane, Suíça / França / Canadá, 1976) – Nota 7
Direção – Nicolas Gessner
Elenco – Jodie Foster, Martin Sheen, Alexis Smith, Mort Shuman, Scott Jacoby.

No subúrbio de Quebec no Canadá, a adolescente Rynn (Jodie Foster) vive aparentemente sozinha em uma casa isolada. Para cada pessoa que a visita, ela conta uma história diferente sobre seu pai que seria um poeta que está sempre ocupado. A situação fica mais pesada quando um pedófilo (Martin Sheen) passa a rondar sua casa.

No mesmo ano em que ficou conhecida pelo papel em “Taxi Driver”, Jodie Foster então com treze anos de idade protagonizou este suspense que explora um tema polêmico. Assim como em “Taxi Driver”, sua atuação é marcante ao viver uma garota sem medo, inteligente e que utiliza as mesmas artimanhas de um adulto.

O filme não tem cenas de ação e a violência é muito mais psicológica, principalmente nas sequências com o repulsivo personagem de Martin Sheen.

É um filme interessante, forte e que hoje com o politicamente correto, jamais sairia do papel.

O Mistério de Agatha (Agatha, Inglaterra, 1979) – Nota 6
Direção – Michael Apted
Elenco – Dustin Hoffman, Vanessa Redgrave, Timothy Dalton, Helen Morse, Celia Gregory, Timothy West, Alan Badel.

Londres, 1926. A escritora Agatha Christie (Vanessa Redgrave) passa por uma crise no casamento com Archibald (Timothy Dalton), que deseja o divórcio para se casar com a amante. Uma determinada situação leva Agatha a desaparecer. O jornalista americano Wally Stanton (Dustin Hoffman) se interessa pelo caso e descobre pistas do que realmente aconteceu. 

Este longa explora a história real do mistério do desaparecimento da escritora por onze dias, fato que jamais teve uma explicação oficial. O roteiro cria uma trama do que possivelmente pode ter ocorrido durante estes onze dias e principalmente o porquê do seu desaparecimento. 

Mesmo sendo apenas um palpite, a explicação oferecida pelo roteiro é bastante verossímil. Por outro lado, o filme peca pela narrativa irregular e a indecisão entre ser um drama ou um suspense. Vista hoje, a sequência do clímax é fraca. Vale destacar a ótima reconstituição de época. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O de Agatha gostaria de ver.
Mas de 1979, acho difícil encontrar.

"A menina do outro lado da rua" acho que vi com outro nome "A menina do fim da rua".
Ou estou confundindo tudo.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É o mesmo filme, ele tem estes dois títulos.

Bjs