sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O Destruidor, Fúria Cega & O Vingador

 


O Destruidor (Split Second, Inglaterra, 1992) – Nota 6,5
Direção – Tony Maylam
Elenco – Rutger Hauer, Kim Cattrall, Neil Duncan, Michael J. Pollard, Pete Postlethwaite.

Em um futuro próximo, a cidade de Londres está infestada por ratos, doenças e parte dela alagada. Tudo fica ainda pior quando uma estranha criatura começa a atacar a pessoas, literalmente destroçando quem cruza seu caminho. Neste contexto, o policial rebelde Harley Stone (Rutger Hauer) inicia uma caçada com ajuda de um parceiro certinho (Neil Duncan) e de uma garota (Kim Cattall). 

Esta mistura de ficção e policial é um filme assumidamente B que copia elementos de outros longas do gênero da época, inclusive o clássico “Blade Runner” que também tinha Rutger Hauer. Os destaques são as violentas sequências de ação, o clima sinistro em uma Londres decadente e a cínica interpretação de Hauer. Seu personagem é o clichê ambulante do anti-herói, que diz ainda se alimentar somente de café e chocolate. 

É uma típica ficção B ao estilo dos anos oitenta e noventa.

Fúria Cega (Blind Fury, EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Phillip Noyce
Elenco – Rutger Hauer, Terry O'Quinn, Brandon Call, Lisa Blount, Randall Tex Cobb, Meg Foster, Nick Cassavetes, Sho Kosugi, Rick Overton.

Nick Parker (Rutger Hauer) era um jovem soldado que perdeu a visão lutando no Vietnã. Ele foi acolhido por um mestre que o ajudou a se recuperar e o treinou para manejar uma espada (katana), além de desenvolver os demais sentidos. 

Vinte anos depois, Nick volta aos EUA com o objetivo de encontrar um ex-companheiro (Terry O’Quinn), porém descobre que o sujeito trabalha para um traficante. Nick termina por se envolver em um complicada trama quando o filho do amigo (Brandon Call) se torna alvo da quadrilha. 

Deixando os absurdos de lado ao aceitar a proposta do roteiro em que o protagonista enfrenta os vilões sem ver nada, o espectador que gosta de filmes de ação vai se divertir. A premissa de transformar um protagonista em tutor de um garoto perseguido é clichê, porém as boas sequências de ação e o carisma de Rutger Hauer seguram bem o filme. 

A trama é inspirada no clássico japonês “Zatoichi”.

O Vingador (Hobo with a Shotgun, Canadá, 2011) – Nota 5,5
Direção – Jason Eisener
Elenco – Rutger Hauer, Molly Dumsworth, Brian Downey, Nick Bateman, Gregory Smith.

Um viajante maltrapilho (Rutger Hauer) chega escondido em um trem de carga numa pequena cidade do interior dominada pela criminalidade. Ao defender uma prostituta, o estranho sem nome é agredido pelos filhos do chefão do crime na cidade. O sujeito sobrevive e decide comprar uma arma para se vingar. 

Assim como “Machete”, este longa B de ação nasceu de um trailer falso dirigido pelo mesmo Jason Eisener em 2007 lançado junto com “Grindhouse”, o filme duplo dirigido por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. 

A trama simples é apenas uma desculpa para uma série de sequências de violência e sangue explodindo para todos os lados. O grande Rutger Hauer parece se divertir descendo a porra e mandando chumbo nos bandidos que cruzam seu caminho. 

É praticamente um gore exagerado e absurdo, indicado para os fãs do gênero.

Nenhum comentário: