terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Assassinos da Lua das Flores

 


Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon, EUA, 2023) – Nota 8
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Tantoo Cardinal, John Lithgow, Brendan Fraser, Scott Shepherd, Louis Cancelmi, William Belleau, Jason Isbell, Cara Jade Myers, Janae Collins, Jillian Dion, Gary Basaraba, Tatanka Means, Ty Mitchell, Tommy Schultz, Sturgill Simpson, Pat Healy, Gene Jones, Barry Corbin.

Na década de 1920, petróleo é encontrado nas terras da nação indígena Osage em Oklahoma. Os nativos enriquecem rapidamente, o que chama a atenção de exploradores que seguem para a região em busca de trabalho e também de riqueza. Quando diversos homens brancos se casam com nativas para terem direito as terras, começam a ocorrer assassinatos que são encobertos pelas autoridades locais. 

Este longa dirigido por Martin Scorsese é baseado em um livro que detalha a história real dos crimes que ocorreram no território Osage por causa do petróleo. A longa duração de três e horas e meia explora basicamente uma história em que o ponto principal é a ganância. 

A narrativa dá muito espaço também para mostrar os costumes nativos e as complicadas relações entre eles e os brancos, tudo isso pontuado por uma trilha sonora tribal. É interessante e também um pouco cansativa a escolha de Scorsese em contar a história de uma forma sóbria, sem explosões de ódio, brigas ou revoltas, até mesmo nas poucas sequências de violência. 

É estranho também ver o protagonista vivido por Leonardo DiCaprio ser desenvolvido como um sujeito simples, ignorante e manipulável, assim como a falta de reação de sua esposa vivida por Lily Gladstone. O destaque do elenco fica para o personagem de Robert De Niro, que flutua entre o benfeitor e o manipulador frio e arrogante. 

É um ótimo filme, mas que requer a paciência do espectador.

Nenhum comentário: