segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Borsalino, Tira ou Ladrão & Boomerang

 


Borsalino (Borsalino, França / Itália, 1970) – Nota 7
Direção – Jacques Deray
Elenco – Jean Paul Belmondo, Alain Delon, Catherine Rouvel, Françoise Christophe.

Marselha, França, década de trinta. Dois criminosos (Jean Paul Belmondo e Alain Delon) que trabalham para a máfia local e que disputam o amor da mesma garota (Catherine Rouvel), decidem unir forças para enfrentar os chefes e assim seguir o caminho do crime por conta própria. 

Este longa policial foi um dos grandes sucessos internacionais do cinema francês, tanta pela narrativa agradável e o ótimo final, quando pelo química entre os dois maiores astros da França na época. Os diálogos entre Belmondo e Delon são bastante divertidos. O filme rendeu uma sequência inferior em 1974 somente com Alain Delon.

Tira ou Ladrão (Flic ou Voyou, França, 1979) – Nota 6,5
Direção – Georges Lautner
Elenco – Jean Paul Belmondo, Marie Laforet, Juliette Mills, Michel Galabru, Jean Pierre Balmer.

Quando um inspetor de polícia é encontrado morto na casa de uma prostituta, o comissário Borowitz (Jean Paul Belmondo) decide investigar o caso sozinho, se infiltrando no mundo do crime utilizando a identidade falsa do irmão da garota de programa. 

Esta mistura de policial e comédia foi um grande sucesso do cinema francês, muito pelo carisma do então astro Jean Paul Belmondo e pelas sequências de ação com acidentes de automóveis e explosões.

Boomerang (Comme un Boomerang, França / Itália, 1976) – Nota 5,5
Direção – José Giovanni
Elenco – Alain Delon, Carla Gravina, Louis Julien, Dora Doll, Jacques Rispall.

Um jovem drogado (Louis Julien) mata um policial. Seu pai Jacques (Alain Delon) tenta ajudar o filho de todas as formas para evitar a pena de morte. Tudo desaba quando a imprensa descobre que no passado Jacques foi um criminoso que cumpriu pena na cadeia. 

Este longa mistura o drama do pai desesperado com uma história policial em que a única saída pode ser fora da lei. A narrativa lenta, a falta de sequências mais fortes e a trilha sonora datada atrapalham bastante o desenvolvimento da história. É um filme abaixo do razoável.

Nenhum comentário: