domingo, 17 de abril de 2022

O Idiota

 


O Idiota (Durak, Rússia, 2014) – Nota 8,5
Direção – Yuriy Bykov
Elenco – Artyom Bystrov, Natalya Surkova, Yuriy Tsurilo, Boris Nevzorov, Aleksandr Korshunov, Olga Samoshina, Darya Moroz, Kirill Polukhin.

Dima (Artyom Bystrov) é um estudante de engenharia que trabalha como encanador em uma cidade do interior da Rússia. Ao ser chamado para verificar um vazamento em um velho edifício de moradias populares, Dima descobre uma enorme rachadura na estrutura que pode derrubar a construção a qualquer momento. Ele decide procurar a prefeita (Natalya Surkova) para evacuar o prédio, o que dá início a uma série de situações em que a política e a corrupção irão se sobrepor a tudo. 

Este doloroso longa russo expõe de forma extremamente atual o problema da corrupção estatal, neste caso específico em um país em que oficialmente o comunismo acabou, mas que as raízes nefastas desta ideologia continuam impregnadas na sociedade. 

A burocracia estatal transformada em um emaranhado de situações que são desenroladas com propinas, fiscalizações que não existem, dinheiro desviado e um povo conformado com a miséria são fatos normais. O senso de humanidade, honestidade e justiça do protagonista é tratado como ingenuidade e loucura até por pessoas próximas, que preferem se calar do que tentar enfrentar o sistema. 

O roteiro deixa duas mensagens claras. A primeira é a questão da criação dos filhos. O pai do protagonista também sofre por se honesto, sendo criticado até por sua esposa. A segunda mensagem deixa no ar a pergunta sobre até que ponto vale a pena enfrentar o sistema sabendo que sua vida irá virar de ponta de cabeça. Esta pergunta hoje é mais atual do que era em 2014 quando este longa foi filmado.

Nenhum comentário: